O que é Pano de Cera de Abelha? Conheça o tecido ecológico do momento!

O que é Pano de Cera de Abelha? Conheça o tecido ecológico do momento!

O que é Pano de Cera de Abelha? Conheça o tecido ecológico do momento!

Estamos vivendo um mundo cada vez mais consciente, onde novas práticas sustentáveis surgem a todo momento. E uma delas, muito recomendada, é utilização do pano de cera de abelha como alternativa ao filme plástico (PVC).

Afinal, você sabia que o plástico pode levar centenas de anos para se decompor na natureza? E antes de isso acontecer, é provável que uma boa parte dos materiais deixados em aterros sanitários sejam arrastados até o oceano.

Para que serve o pano de cera?

O paninho de cera de abelha é uma alternativa de embalagem ecológica, lavável, reutilizável, biodegradável e compostável, substituindo o uso do plástico filme. Ou seja, uma maneira natural de conservar os alimentos, sem intoxicá-los.

Procurando um kit de pano de cera? A MOOUI tem! Conheça nossa loja online e confira a coleção de tecidos ecológicos e sustentáveis ideais para o dia-a-dia.

Benefícios Do Pano De Cera

O pano de cera não altera o odor, nem o sabor dos alimentos, mantendo-os frescos e protegidos por muito mais tempo. Pode ser utilizado como tampa em potes e vasilhas e levados ao freezer ou geladeira. Outra sugestão de uso é envolver as frutas, legumes e verduras em seu estado natural, assim como sanduíches, castanhas, queijos e lanchinho das crianças. 

É muito fácil e prático utilizar, basta pressionar o pano com os dedos sobre o alimento por alguns segundos e o próprio calor ajudará a moldar no formato desejado, transformando-se em uma embalagem com ótima vedação.

Mais uma vantagem é que o tecido encerado dura de 6 a 12 meses. Imagina quantos metros de filme plástico são economizados nesse período! Após o uso, basta lavar com água e sabão neutro, sem torcer, e deixar secar naturalmente. 

Tecido 100% Ecológico e Natural

Composto por matérias primas como tecido algodão, óleo vegetal e pura cera de abelha, o pano é um produto 100% ecológico e natural. A extração da cera utilizada é feita de maneira responsável por fornecedores certificados, preservando as abelhas e a multiplicação da colméia.

Saudável e livre de produtos químicos derivados do plástico

Diversos estudos comprovaram que o plástico, junto com seus componentes bisfenol e ftalatos, podem ser nocivos à nossa saúde. Substituir o filme por um pano de cera garante que os alimentos sejam conservadas de forma natural, livre de produtos químicos derivados do plástico. 

Prático e fácil de descartar

Após o período de utilização, o pano de cera pode ser devolvido à natureza e utilizado como adubo para plantas, graças ao seu efeito compostável. Dessa forma, geramos menos lixo e não deixamos rastros negativos ao meio ambiente.

Como fazer pano de cera?

E agora que você já conhece todos os benefícios do pano de cera, que tal aprender a fazer em casa? Em instantes você estará com o seu pano de cera de abelha prontinho para o uso. 

Você vai precisar de: 

  • Pano de algodão
  • Cera de abelha
  • Papel vegetal ou papel manteiga
  • Óleo de jojoba 
  • Ferro de passar
  • Tábua de passar ferro ou toalha 

Para fazer é simples, vamos ao passo a passo: 

  1. Corte um pedaço de pano do tamanho que preferir. Você pode optar por fazer vários tamanhos diferentes, assim terá panos suficientes para embalar diversos formatos de alimentos e potes. 
  2.  Corte dois pedaços do papel manteiga ou papel vegetal, sendo eles um pouco maior que o pedaço de pano. 
  3. Disponha uma folha do papel sobre a tábua de passar ou toalha e coloque o pano cortado por cima. 
  4.  Rale a cera de abelha com um ralador e espalhe por todo o pano. 
  5. Pingue algumas gotas de óleo de jojoba na cera e coloque o outra folha de papel por cima.
  6. Assim que o ferro estiver aquecido, passe sobre a folha de papel até que a cera esteja totalmente derretida e espalhada pelo pano.
  7. Tire a folha de papel que está por cima, em seguida, retire o pano de algodão. Logo o pano de cera de abelha está pronto para ser utilizado.

Muito fácil de fazer, não é? Mas outra opção mais fácil ainda é adquirir o pano de cera em apenas um clique. 

Onde comprar o pano de cera de abelha?

A MOOUI é uma empresa que se preocupa com o mundo em que vivemos, por isso trabalhamos com artigos 100% algodão e uma linha exclusiva de produtos sustentáveis, com copos reutilizáveis e canudos de inox.

Confira nosso post de lançamento dos produtos sustentáveis!

No site da MOOUI você encontra kits com 3 paninhos de cera de abelha nos tamanhos pequeno, médio, grande e extra grande ou um mix, contendo um de cada tamanho no pacote. E todos os panos são produzidos a partir de nossos tecidos de algodão estampados, criados para colorir e alegrar os produtos da MOOUI.

Você sabia que a MOOUI tem uma linha de produtos sustentáveis pensados para você e o meio ambiente? Acesse nossa loja e conte com a MOOUI para cuidar da sua família.

Agora que você já sabe o que é, confira nossas dicas e descubra como usar o pano de cera

Lembre-se, precisamos cuidar no planeta onde vivemos! Experimente substituir a utilização do filme plástico pelo pano de cera de abelha e veja como pequenas atitudes podem fazer grandes mudanças.

E se ainda ficou alguma dúvida, não se preocupe, confira todos os detalhes do pano de cera neste vídeo: 

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published