Mesa de Natal decorada: encante o Natal com elegância!
A mesa de Natal decorada é uma das tradições natalinas mais especiais. É onde nos reunimos para a ceia e celebramos um momento mágico em família.
A Educação Infantil é a base para o desenvolvimento integral da criança. A importância do professor vem na oportunidade que a criança tem de desenvolver e iniciar suas habilidades e competências para uma vida no seio da família e na sociedade.
A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.
Sendo assim, o que deve ser priorizado nesta fase é a formação da identidade com a valorização da história individual de cada criança. Promover sociabilidade, a linguagem, a interação.
Adequar os meios de se comunicar, se atentando para diálogo que traduza segurança e afetividade. Assim, possibilitar o prazer de iniciar novas descobertas através de um olhar ao mundo e ao outro.
Tudo isso com a aprendizagem de diferentes linguagens. Movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza, sociedade e matemática.
É na primeira infância que podemos propiciar oportunidades para formar um ser humano mais consciente, crítico, comunicador, confiante, reflexivo, pró-ativo, social e apto para aprender e desvendar o mundo ao seu redor e ao mesmo tempo em que se descobre.
Atualmente, o professor não exerce mais o papel de transmissor do conhecimento, enquanto que as crianças também não são mais vistas como seres passivos e sem nada a oferecer.
O presente estudo pretende abordar as novas responsabilidades atribuídas aos professores de educação infantil e o que é esperado deles nos dias de hoje.
Na Educação Infantil não se pode ficar atrelado a conceitos prontos e fórmulas, há de ser considerado o contexto da criança e o seu momento, sua fase de desenvolvimento, suas características sócioeconômicas, afetivas, etnias, religião, etc.
O educar precisa ser permeado de afetividade e atenção a esse mundo a ser descoberto. A criança precisa ser, precisa ter espaço para aprender e se comunicar, precisa se sentir segura e acima de tudo compreender que a escola é uma extensão de um cuidado e proteção destinada a ela.
Portanto, o educador deve conhecer a psicologia infantil, compreender sobre afetividade, ludicidade e a cultura em que a criança está inserida.
Outro ponto importante que não poderia deixar de mencionar é a fala do professor, a maneira que usa para se comunicar com a criança. Essa fala precisa ter todo um cuidado e intenção em educar e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento infantil.
Assim, como também o professor deve ser conhecedor de sua enorme responsabilidade, pois num diálogo com uma criança você pode se tornar uma referência ou um trauma para o resto daquela vida. Nosso comportamento e atitude, queiramos ou não vai deixar marcas.
Fonte: Portal Educação