Mesa de Natal decorada: encante o Natal com elegância!
A mesa de Natal decorada é uma das tradições natalinas mais especiais. É onde nos reunimos para a ceia e celebramos um momento mágico em família.
Você sabia que existem efeitos que mudam o ambiente? Aprenda como podemos utilizar as cores para modificar o ambiente, de acordo com o que desejamos.
O espaço dá a impressão de ficar maior quando se tem piso escuro em oposição a paredes e teto de cores claras.
Quando somente o teto é claro, produz-se efeito semelhante ao de uma caverna, em que a luz chega pelo alto.
A área parece ser mais estreita, profunda e alta quando se aliam piso, parede do fundo e teto de tons claros.
Cores frias dão a sensação de estarem se retraindo ou afastando. Ao contrário das cores quentes que fazem as formas parecerem maiores e dão a impressão de estar avançando pra cima de você.
Se você optar por uma paleta de cores “geladas” onde predominam os cinzas e azuis acinzentados, experimente usar um móvel ou acessório de um tom um pouco mais escuro, como cinza chumbo ou azul petróleo.
Tons escuros em todas as superfícies compactam o ambiente. “Em áreas amplas, fica um clima acolhedor” Ao pintar a parede do fundo de uma cor escura, mantendo-se claras as outras superfícies, diminui-se a profundidade.
Para um ambiente pequeno parecer maior as paredes devem ficar “limpas”. É verdade que muitos elementos pequenos distribuídos aleatoriamente em paredes, mesinhas, estantes e prateleiras faz um espaço parecer confuso, bagunçado e menor. Por outro lado deixar as paredes “peladas” cria um ambiente frio e sem personalidade.
Prefira obras de arte de grande impacto e formato. Pode ser um poster gigante, uma tela de grandes dimensões ou uma foto ampliada. Para quem precisa de espaço para guardar tralha, a opção é usar prateleiras flutuantes pintadas na mesma cor da parede.
Para rebaixar o pé-direito, opte por tons claros apenas no piso e na parede do fundo – tem-se a percepção de túnel.
Em salas pequenas o ideal é dispensar a mesa de centro e as mesas laterais para ganhar mais espaço para o sofá e usar peças soltas como pufes e banquinhos como apoio. Escolha móveis com braços fininhos, estofado enxuto e pernas sequinhas e visíveis. Móveis de vidro ou acrílico também são excelentes opções por não tomarem nenhum espaço visual.
Uma dica bastante conhecida para aumentar o espaço é utilizar espelhos na decoração, de preferência virados para a janela. Outro jeito interessante de usar este objeto é colocá-lo em uma parede inteira, refletindo o ambiente. O efeito gerado é de que o local tem o dobro do tamanho. Cuidado para não colocá-lo em uma área que a luz possa refletir e causar incômodo.
Instale cortinas com o trilho embutido ou o mais próximo do forro que for possível. Mantenha o comprimento do tecido próximo ao chão.
Um efeito que passa a impressão de amplitude é colocar listras verticais ou horizontais no ambiente. Para isso, é possível aplicar um papel de parede ou utilizar uma técnica para fazer listras que você mesmo pode fazer em casa, com tinta e fita crepe.
Fonte: A Arte de Organizar e Revista Minha Casa
Gostou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários!
[…] comum surgir a dúvida em Como escolher a cortina correta. Elas impedem luz, adicionam privacidade e, apesar de quase sempre assumirem o papel de […]