6 Dicas para amamentar que você precisa conhecer: Confira!
Para muitas mães, amamentar é um dos grandes desafios da maternidade e dos cuidados com o recém-nascido.
Está pensando em ter um segundo filho? Ou isso sequer passa pela sua cabeça ainda? Certo é que o assunto é muito pertinente para casais que já tiveram o primeiro bebê e planejam aumentar a família, seja a curto, médio ou longo prazo.
A MOOUI trouxe um conteúdo super rico para te ajudar a refletir sobre as questões mais comuns de como ter um segundo filho, como se preparar para o segundo filho, o melhor momento e muito mais.
Ter o segundo filho é ver um amor que já parecia infinito se multiplicar. As responsabilidades aumentam, mas a alegria e realização também!
Os desafios do segundo filho existem sim, mas para a grande maioria dos pais, tudo é superado com paciência e carinho. Ter o segundo filho é dar e receber mais amor, além de propiciar um companheiro para seu futuro e para seu primogênito.
Muitos pais começam a se perguntar qual o melhor momento para ter o segundo filho. De fato, não há regra, mas vários fatores devem ser considerados na decisão. A mãe já está preparada fisicamente e emocionalmente para uma nova gestação?
O ideal é respeitar o tempo natural do corpo (o indicado é esperar 2 anos) e da mente da mulher, sempre consultando seu médico.
Pense também na questão financeira, para planejar os gastos com o novo bebê, além do impacto que o segundo filho pode ter na carreira do casal. E, claro, certificar-se que as duas partes do casal realmente desejam aumentar a família!
Outra coisa muito importante é planejar a diferença de idade entre os filhos. Ao ter dois bebês com idades próximas, de cerca de 2 anos, eles passarão por fases do desenvolvimento parecidas e possivelmente briguem menos.
Além disso, para o casal, há a necessidade de se dedicar mais intensamente para cuidar de duas crianças. Porém, essa fase de cuidar dos filhos será mais rápida, permitindo que voltem à vida conjugal e social mais rapidamente.
Por outro lado, diferenças maiores de idade dão um bom tempo para o corpo da mulher se recuperar, mas exigem que os pais se desdobrem com duas crianças em fases bem diferentes, necessitando de atenção de várias formas.
Mas, conforme a diferença aumenta, o irmão ou irmã mais velha também fica mais apto a ajudar os pais nos cuidados com o bebê.
Em resumo: não busque a perfeição e nem uma hora mágica. Se nos sentidos financeiro e emocional vocês se sentem preparados, é um sinal de que chegou o momento.
Assim como o primeiro filho é chamado de primogênito, o segundo filho é considerado o segundogênito ou secundogênito. Você conhecia esse termo? De fato, ele não é muito comum.
As vantagens de ter dois filhos são muitas! Para os pais, representa mais uma realização pessoal, uma alegria incomparável e um amor infinito.
Os primogênitos também são favorecidos, porque crescer com irmãos ajuda a criar mais responsabilidade, controle emocional e empatia nas crianças. Os filhos aprendem a partilhar, a entender a hora certa para as coisas e ainda contarão com companheiros para uma vida toda!
E ao contrário do que se pensa, não é preciso gastar muito com o segundo filho, porque itens mais caros como berço, móveis, carrinhos e cadeirinhas podem ser reaproveitados.
Mas é claro que você vai comprar novas roupas de cama e roupas infantis para o bebê né?! Sua sorte é que o site da MOOUI é frequentemente abastecido com lançamentos e peças lindas para o enxoval do segundo filho.
E se o enxoval do seu primeiro bebê foi da MOOUI, a boa notícia é que ele ainda continuará combinando com os itens novos do segundo filho.
Fala sério, poder comprar um monte de coisas lindas na MOOUI já é motivo suficiente para querer engravidar novamente, não é?! Se inspire com o post Enxoval Do Bebê: Como Montar, Dicas E Fotos! [+Checklist].
Segundo filho: o que muda? A dinâmica familiar certamente sofre alterações, mas a vantagem é que a gestação dá meses para que a família se organize para a chegada de um novo membro.
E por família, não dizemos apenas os pais e o irmão mais velho, mas os avós, tios e toda a rede de apoio.
Não existe um manual para a chegada do segundo filho, mas a experiência de cada família, aliada à busca de conhecimentos e o exercício da paciência formam o melhor ponto de partida para se preparar para todas as mudanças.
Com a chegada do segundo filho, você pode esperar muita alegria por ter um novo bebê, mas também preocupação com o bebê ou criança mais velha. Afinal, a experiência em lidar com a gestação e cuidar de um recém-nascido você já adquiriu.
Espere também muitas mudanças na organização de espaço, finanças e emocional dos pais e adaptação da família.
Muitos pais têm medo de não saberem amar os filhos da mesma forma. Sim, de fato pode ter um que tenha mais afinidades com você e ser o “preferido”, mas isso não quer dizer que o amor não será por igual entre eles!
Mantenha uma relação saudável e amorosa com os dois filhos e esse medo jamais se realizará.
Essa não é uma pergunta fácil de responder, afinal, cada mulher tem um organismo diferente e muitos fatores podem estar envolvidos na fertilidade do casal.
Alguns engravidam com facilidade do primeiro bebê e no segundo filho tem mais dificuldade, assim como outros conseguem duas gestações bem próximas.
Se depois de meses ou anos de tentativa o segundo filho não chegar, pode ser necessário investigar uma possível infertilidade secundária.
É assim que chamamos a dificuldade de ter a segunda gestação, cujos fatores são: idade avançada, problemas de saúde e hábitos de vida não-saudáveis. Consultem o médico e não percam a esperança!
A preparação emocional para lidar com o filho mais velho também é muito importante na hora de planejar o segundo filho. Uma segunda gestação transforma o até então filho único no primogênito da família, o irmão mais velho. Esse novo papel deve ser mostrado a ele como algo divertido e valioso.
É comum que a criança se sinta deslocada ou com ciúmes por ter que dividir a atenção dos pais. Por isso, o ideal é acolher todos os sentimentos do filho, além de envolver a criança em tarefas relacionadas à chegada do bebê: ver a ultrassom, ajudar a decorar o quartinho e conversar sobre como será legal ter uma companhia para brincar.
É com paciência e carinho que o filho mais velho vai entender que o amor dos pais não vai se dividir, mas se multiplicar com a chegada de um companheiro(a) que terá um vínculo afetivo muito especial com ele.
Cada gestação é única. A segunda vai ser diferente da primeira e também da terceira e da quarta, se vierem.
Por conta de memórias musculares, a tendência é que a barriga cresça mais rápido na segunda gestação. A mamãe também pode se sentir mais cansada com a gestação e os cuidados com o primeiro filho.
Isso pode exigir mais descanso do que na primeira gravidez.
O assunto “segundo filho” rende muitas discussões, curiosidades e reflexões, não é?! Então continue no nosso blog mergulhada em conteúdos super legais como os posts: Bolsa Maternidade: Checklist com o que levar para a maternidade! e Lista Para Chá De Bebê: Checklist Completo Para Montar A Sua!.
Esperamos que as dicas e informações do nosso post sobre o segundo filho tenham sido importantes para você!