Como usar tons vibrantes na decoração do quarto

Como usar tons vibrantes na decoração do quarto

Sabe o que pode fazer uma história ser mais emocionante? Alegria. Se pudermos encontrar isso todos os dias, é provável que teremos uma vida muito mais longa e saudável. E a personalização da nossa casa pode contribuir para isso. 

Como? Através das cores dos elementos que a compõem. Por exemplo, um quarto decorado em tons vibrantes pode fazer seus ocupantes terem muito mais energia e disposição. Saiba mais no texto a seguir.

A influência das cores na decoração de interiores

Não existem cores certas e erradas na decoração de interiores. O que existem são cores indicadas para cada tipo de situação e local. 

Antes de tudo, é preciso lembrar que as cores são captadas pelos nossos olhos e a informação é levada ao nosso cérebro que transforma isso em sensações e sentimentos. O resultado são as mais diferentes reações, a depender de cada pessoa.

De modo geral, existem cores com mais pigmentação de vermelho, capazes de aquecer mais os ambientes. Também existem as cores em tonalidades mais claras, capazes de fazer com que os ambientes pareçam mais grampos, limpos e de atmosfera mais tranquila e agradável. E, por fim, as cores complementares, como o branco e o preto, que ajudam a destacar mais as outras cores nos cenários.

Com essas informações em mente, já é possível começar a seleção de cores da decoração da casa. Contudo, antes disso, é preciso refletir sobre outras questões determinantes para essa escolha:

  • A comentar, as pessoas que irão habitar o imóvel são ou estão mais tristes e depressivas, é fundamental fugir de tonalidades mais escuras e cores como o preto, o roxo, e mais.
  • Pessoas muito agitadas também não conseguem se sentir bem em ambientes em que haja um excesso da cor vermelha.
  • Tão pouco é considerada uma boa opção o amarelo ouro para ambientes de trabalho – tendo uma melhor escolha cores como o azul médio.
  • E se o objetivo fosse aumentar o apetite, a combinação verde e laranja agiria perfeitamente.

Aliás, a decoração de interiores trabalha com combinações de cores. Existem alguns tipos diferentes que permitem com que possamos criar ambientes multicoloridos, porém equilibrados e sem exageros.

O recomendado é jamais ultrapassar a quantidade de quatro cores diferentes em um ambiente. Pode-se, sim, montar cenários monocromáticos, com até quatro tonalidades de uma mesma cor – combinação análoga. As outras opções de combinações são:

  • Duas cores opostas, como o laranja e o azul, sendo uma cor quente e uma fria;
  • Tríade, como vermelho, amarelo e azul;
  • Harmonia entre uma divisão simples de três cores, como o roxo, o vermelho e o verde;
  • Alternância entre quatro cores, como turquesa, púrpura, abóbora e amarelo ouro;
  • Complementares com uma divisão dupla entre quatro cores como verde, azul, vermelho e laranja;
  • E, por fim, uma alternância entre quatro cores ainda mais distantes, como roxo, vermelho, verde e amarelo ouro.

Só não estão incluídas nessa lista as cores complementares, neutras, que podem ser acrescidas em todas essas combinações anteriores citadas. São as mesmas: Branco, preto, cinza – do gelo ao chumbo -, areia, bege, palha e os metalizados dourado e prateado – não incluindo o Rose Gold.

As cores mais indicadas para decoração de quarto

Todas as combinações de cores que citamos anteriormente podem ajudar a criar propostas de decoração de quarto. Porém, como é esperado em qualquer situação decorativa, precisamos sempre refletir sobre o efeito possível que as cores escolhidas terão sobre os usuários desse ambiente. 

Pode-se dizer que o mais correto é criar uma paleta com base nos efeitos positivos que possam ser gerados sobre a saúde, os pensamentos, as ações e até mesmo o sono dessas pessoas.

Por exemplo, já pensou porque quartos de bebês costumam receber tonalidades de cores mais claras? É para criar um ambiente de astral mais tranquilo e acolhedor. Crianças muito agitadas não devem receber um quarto com decorações em matizes muito escuros, sendo ideal cores como o azul claro. E quanto aos casais, para estimular o amor entre os parceiros, indica-se um quarto com toques de cores quentes como laranja ou até mesmo rosa.

Agora, independente de se desejar ou precisar ter cenários em cores mais frias ou quentes e em tonalidades mais claras ou escuras, é possível criar combinações multicoloridas. 

Sim, é possível considerar essa ideia para decoração de quarto. Só lembrando novamente que não se deve exagerar nessa combinação, tem que ultrapassar o número quatro de cores principais e usar e abusar das cores complementares para encontrar o equilíbrio visual.

Os quartos decorados com cores vibrantes

Uma opção para decoração de quarto é a utilização de cores vibrantes. E o que poderíamos chamar de cores vibrantes? São aquelas cores mais escuras, em tonalidades mais saturadas e atenuadas, quando misturadas ao cinza. A maioria delas é mais quente, remete ao fogo, transmite a ideia de descontração e estimula a alegria.

No geral, as cores vibrantes criam ambientes confortáveis que incentivam o relacionamento entre as pessoas, como um diálogo mais franco. Por isso, são bastante indicadas para ambientes educativos, como quartos infantis. 

Cores assim também ajudam a expressar a energia e a necessidade de liberdade e expressão que os jovens sentem, sendo uma excelente opção para os seus quartos também.

E em que outras situações podemos usar cores vibrantes? Quanto aos quartos de adultos, por exemplo? Sim, é possível considerar essa opção, mas com ressalvas. 

Nesse caso, é ainda mais importante estudar a paleta para que o efeito da decoração sobre o comportamento dos casais não comprometa a sua relação. Supomos que queremos intensificar o amor. Contudo, um ambiente repleto de paredes e outros elementos cobertos pela cor vermelho intenso poderia irritar e provocar brigas.

Lembre-se que um dos maiores segredos da boa decoração de interiores é encontrar o equilíbrio. Use este texto como guia para utilizar com parcimônia as cores vibrantes na decoração dos quartos da sua casa.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published