6 Dicas para amamentar que você precisa conhecer: Confira!
Para muitas mães, amamentar é um dos grandes desafios da maternidade e dos cuidados com o recém-nascido.
Você sabe qual é a história do Carnaval? A MOOUI trouxe detalhes sobre a origem e história do Carnaval que você precisa conhecer. A história do carnaval brasileiro também é a história do próprio Brasil e tem tudo a ver com a nossa identidade cultural. Vamos saber mais?
Como surgiu a história do Carnaval? Muito antes do que você imagina! O Carnaval é datado da Idade Média e foi estabelecido no calendário do cristianismo, pois é a festa que antecede a Quaresma.
E sobre qual é a história do Carnaval, vale dizer que a origem da palavra “carnaval” é do latim “carnis levale” ou “retirar a carne”, em português. Portanto, antes da Quaresma, as pessoas aproveitavam esses dias para render-se aos prazeres carnais e festas por alguns dias, subvertendo os padrões da sociedade católica na Idade Média. Porém, muitas inspirações do Carnaval vieram da Idade Antiga e de festas pagãs.
A história do Carnaval no Brasil começa com a colonização portuguesa em nosso território. Ao trazerem o catolicismo para terras brasileiras, os costumes de Carnaval e da Quaresma foram aos poucos sendo introduzidos na realidade popular do país. A primeira manifestação carnavalesca foi o entrudo, uma festa típica portuguesa.
E a história do carnaval no mundo? Ao falarmos da origem e história do carnaval, precisamos entender como ele acontecia na Europa, onde tudo começou. Com influência da Igreja Católica, a população aproveitava esse período de festa para extravasar antes do período de jejum e restrições da Quaresma.
No entanto, o povo acabava até fazendo práticas proibidas pelo catolicismo, como usar fantasias de animais e máscaras. O Carnaval europeu era uma festa de rua, com passeatas de carros alegóricos, apresentações teatrais, bailes mascarados e música.
Na história do Carnaval brasileiro, o samba é essencial para o desenvolvimento das festas carnavalescas que conhecemos hoje. O samba surgiu no início do século XX no Rio de Janeiro e acabou se associando às festas de Carnaval, já que era um ritmo utilizado nos blocos e desfiles populares nos primórdios da celebração como conhecemos hoje.
Como falamos acima, a história do Carnaval no Brasil começa com a colonização portuguesa. Os portugueses trouxeram entre os séculos XVI e XVII a festa portuguesa chamada “Entrudo”. Celebração popular, o entrudo consiste em pessoas saindo nas ruas brincando de se sujar, às vezes com águas perfumadas, outras com lama e até urina.
A elite brasileira repudiava esses comportamentos e passou a imitar os bailes de máscaras europeus e, paralelamente, começaram a criar organizações carnavalescas para ficarem no comando das manifestações carnavalescas. Assim, no início do século XX, começaram a surgir blocos, desfiles de pessoas fantasiadas e carros alegóricos nas ruas.
A história do Carnaval brasileiro também é a história e reflexo da nossa cultura. Internacionalmente, o Brasil é muito reconhecido pelos grandiosos desfiles de Carnaval, festas e blocos de rua.
O Carnaval se tornou extremamente popular no país exatamente por permitir manifestações culturais e sociais, celebrar a diversidade e a inclusão, fazendo parte da memória do nosso país. Além disso, as festas e desfiles movimentam a economia e reforçam a cultura nacional, que é tão diversa em um país de dimensões continentais como o nosso. É impossível falar do Brasil e não falar de Carnaval!
Você pode comemorar o Carnaval da forma mais tradicional, participando de festas ou bloquinhos em sua cidade. Caso prefira, você pode fazer a sua festa em casa e convidar seus amigos e familiares para aproveitar de forma mais privada e confortável. Lembre-se de que as decorações e fantasias são quase obrigatórias para deixar tudo mais divertido! Confira mais sobre Decoração de Carnaval: 8 ideias para curtir a folia em casa.
Muitas pessoas também aproveitam que o Carnaval é um feriado prolongado para fazer viagens! Destinos de praia são sempre um sucesso nessa época, mas você também pode conferir nossas sugestões de Melhores Destinos Para Viagem Com Criança!
Para as crianças, tudo é motivo de festa! Que tal aproveitar então para trazer a história do Carnaval para crianças e promover uma festinha para eles? Você pode fazer essa comemoração em casa com os amiguinhos e colocar as crianças para curtir a folia com música, dança e brincadeiras.
Decore a mesa com uma toalha de mesa colorida e opte por pratos e canecas esmaltados, que são bem resistentes. Você pode usar cangas penduradas na parede, varais de luz e pôsteres para deixar o ambiente colorido e temático para o Carnaval.
Incentive as crianças a participarem do preparo da decoração, quitutes, escolha das músicas e dos convidados. Inspire-se também com nossas Ideias de fantasia de carnaval: veja 10 inspirações para as crianças!
Esperamos que tenha gostado de saber mais da história do Carnaval com a MOOUI e aproveite essa data com as crianças!
Aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog: Mesa posta: o que é e dicas práticas para montar e Saiba aqui 7 dicas de como arrumar mala de viagem!
Até a próxima! 🙂