Mesa de Natal decorada: encante o Natal com elegância!
A mesa de Natal decorada é uma das tradições natalinas mais especiais. É onde nos reunimos para a ceia e celebramos um momento mágico em família.
Você tem dúvidas de como começar a introdução alimentar? Ou até mesmo sabe quando começar a introdução alimentar do bebê?
Essas e outras dúvidas serão sanadas agora com esse post da MOOUI que vai te contar tudo sobre como começar a introdução alimentar com seu bebê!
Vamos te contar quando começar a introdução alimentar do bebê, fornecer uma lista de alimentos para essa fase e explicar se é possível realizar a introdução alimentar aos 4 ou 5 meses. Será que o bebê pode começar a comer antes dos 6 meses?
Antes de mais nada, precisamos esclarecer quando começar a introdução alimentar do bebê. De acordo com orientações da Organização Mundial de Saúde, apenas aos 6 meses é que você pode começar a introdução alimentar.
Isso porque é a partir dessa idade que ela já tem alguns desenvolvimentos fisiológicos, cognitivos e gastrointestinais essenciais para começar a se alimentar.
Como o próprio nome diz, a “introdução” alimentar deve ser gradual e executada com paciência. Inicialmente, para saber como começar a introdução alimentar, é preciso entender como será montado o prato.
No início, os alimentos do prato devem estar bem macios, a ponto de serem amassados pelo garfo. Isso vale para alimentos salgados e também para as primeiras frutas do bebê.
Uma vez que o bebê se acostumar com essa textura, você pode oferecer alimentos que ensinem-o a mastigar: desfiados, picados em pedaços pequenininhos ou raspados.
Depois, você também pode oferecer alimentos maiores, mas que ainda sejam macios, para que a criança pegue na mão e se alimente sozinha.
Com o passar do tempo, o bebê já estará comendo a mesma comida que a família, precisando apenas que os pedaços maiores dos alimentos sejam cortados antes de serem oferecidos, para facilitar a alimentação.
É importante se lembrar de três coisas sobre como começar a introdução alimentar. A primeira é que nem sempre o bebê vai aceitar o alimento na primeira vez que provar: serão necessárias outras tentativas e até mesmo buscar novas formas de preparo para que o bebê aprenda a comer determinado alimento.
A segunda é que, inicialmente, o bebê vai comer pouca quantidade de comida, especialmente se ainda estiver sendo amamentado. Tenha paciência: aos poucos ele vai começar a comer mais e melhor, então não desista de tentar!
E a terceira é que você não pode deixar de conhecer os acessórios para introdução alimentar da MOOUI, que deixam tudo mais colorido e divertido na hora de comer!
Que tal aprender uma lista de alimentos para introdução alimentar?
Vale lembrar aqui que a introdução alimentar bebê 4 meses não existe: a introdução alimentar só deve ser feita a partir dos 6 meses, como explicamos acima. Preparem os babadores e vamos lá!
Na introdução alimentar 6 meses, fique atento às texturas, oferecendo alimentos macios para que a criança acostume-se com a alimentação.
Além disso, para saber como começar a introdução alimentar, é preciso saber que as refeições serão complementares à amamentação!
Aos 6 meses, a criança deve fazer 3 refeições: almoço, lanche e jantar ou dois lanches e almoço/jantar. Os momentos de lanche são perfeitos para oferecer as primeiras frutas do bebê: banana, abacate, laranja, manga e mamão são ótimos exemplos.
Conheça nossa estampa de frutas e legumes que será muito lúdica para essa fase da alimentação!
Nas refeições principais – almoço e jantar – certifique-se de incluir todos os grupos de alimentos:
A partir dos 7 meses, quando o bebê já terá evoluído na introdução alimentar, ele deverá fazer quatro refeições: almoço, jantar e dois lanches.
A amamentação não deve ser parada, lembre-se: ela é complementar e ajuda muito na saúde do seu bebê!
Nessa fase, a criança permanece fazendo as quatro refeições e mamando nestes intervalos, quando desejar.
Aqui é a hora de explorar novos preparos e novos alimentos que ainda não haviam sido apresentados no início da introdução alimentar.
De modo geral, a partir dessa idade o bebê já pode comer a mesma comida da família, evitando apenas alimentos muito salgados, processados ou gordurosos.
Quando a criança completar seu primeiro aninho, muita coisa vai mudar! Porém, a base da alimentação pode ser a mesma.
Neste momento, é ideal que a criança faça 5 refeições: além das anteriores: almoço, jantar e dois lanches, adicione um desjejum logo cedinho.
Com dois aninhos, a criança já fala, anda e corre por todos os lados! No entanto, o cuidado com a alimentação não deve diminuir.
Quando a família já tem hábitos saudáveis de alimentação, é fácil mantê-los com a criança, porque ela já pode comer a mesma comida dos adultos.
É natural haver uma diminuição no apetite, mas aposte em receitas especiais para garantir que ela continue se alimentando bem. Nossa receita de bolinho de banana com cacau, por exemplo, será um sucesso!
Na lista de alimentos para introdução alimentar, é importante destacar quais alimentos o bebê não deve comer. Confira:
Muito mais do que saber quando começar a introdução alimentar do bebê ou como começar a introdução alimentar, também precisamos aprender o preparo correto da comida.
Os alimentos devem ser cozidos com pouca água até ficarem bem macios e temperados apenas com temperos naturais, pouquíssimo ou nenhum sal.
As carnes também serão oferecidas ao bebê, mas devem estar em pedaços bem pequenos ou desfiadinhas.
É importante também variar a alimentação e oferecer sempre opções diferentes em cada refeição. Não se esqueça dos grupos de alimentos que já mencionamos acima:
É totalmente normal que o bebê recuse a comida! Alguns alimentos precisam ser oferecidos mais de uma vez e em mais de um formato ou preparo para que o bebê aceite.
Além disso, é indispensável dar o exemplo: quando o bebê vê a família comendo os mesmos alimentos, terá curiosidade em experimentar e maiores chances de aceitar.
Apesar de ser necessário oferecer várias vezes o mesmo alimento para que a criança aceite, não exagere na insistência e não puna a criança! Forçar a criança a comer pode, eventualmente, causar até distúrbios alimentares.
Vá no caminho da paciência e entenda que a criança não vai gostar de tudo (às vezes, nem nós mesmo gostamos, não é?!)
Esperamos que com essas informações e dicas de como começar a introdução alimentar, você consiga ter sucesso nessa jornada, ensinando hábitos e alimentação saudável aos seus filhos desde pequeninos.
Aproveite para conferir também outros conteúdos especiais que selecionamos para você: Alimentação de bebê: Tudo que precisa saber + dicas de receitas e Elementos da Natureza: Qual Influência na Vida das Crianças?.
Até a próxima! 🙂