Presente de Natal para criança: 12 dicas para sair do óbvio
O Natal é o período mais mágico do ano e é muito aguardado pelas crianças, que amam a decoração e os presentes desta data.
Seja para estimular o desenvolvimento, ocupar o tempo e energia e melhorar o desempenho em sala de aula – ou para tudo isso de uma vez – as atividades extracurriculares são parte da rotina de todas as crianças.
Se você quer saber porque elas são tão importantes e como escolher uma ou mais atividades para seu filho(a), esse post vai te ajudar muito!
As atividades extracurriculares representam um ganho imenso no desenvolvimento cognitivo e social da criança em todos os aspectos e é sobre isso que falaremos nesse post.
E depois de entender a importância, você certamente vai querer saber como escolher atividades extracurriculares para crianças e também temos dicas para te ajudar.
Atividades extracurriculares são práticas que fortalecem a interação e o desenvolvimento físico e cognitivo, contribuindo para a formação integral e desenvolvendo competências essenciais na criança.
Alguns exemplos de atividades extracurriculares infantis são aulas de reforço de conteúdo programático, idiomas, oficinas de teatro, música, artes plásticas, dança, esportes, atividades circenses, culinária, artesanatos, etc.
Elas são realizadas fora do horário (e currículo) escolar e a escolha delas é dos pais, em consenso com o filho e até mesmo com sugestões pedagógicas e de profissionais que acompanham a criança.
Para você ter uma ideia da importância das atividades extracurriculares para jovens e crianças, as universidades dos Estados Unidos e Europa avaliam não apenas uma prova, como é o vestibular brasileiro.
Entre tantos critérios, as atividades extracurriculares têm enorme peso na seleção, incluindo participação em aulas de artes, trabalhos voluntários, prática de esportes e integração com clubes.
Vamos conhecer outros aspectos em que as atividades extracurriculares demonstram toda a sua importância?
Não é novidade para ninguém que crianças têm energia e pique incomparáveis, certo? O tempo fora da escola é aquele em que a criança deve explorar o mundo, brincar e aprender o que está além da sala de aula.
Por isso, ao oferecer opções de atividades fora do período escolar, os pais que precisam trabalhar e dedicar mais tempo à sua profissão podem ficar tranquilos sabendo que a criança está aproveitando esse tempo desenvolvendo novas habilidades e fazendo atividades que usam sua energia e a capacitam em vários sentidos.
O currículo escolar é sempre baseado em um padrão, mas ao incluir a criança em atividades extracurriculares, os pais estão explorando alternativas para o desenvolvimento de habilidades das crianças em outros pilares.
Por meio dessas atividades, a criança pode descobrir aquilo que mais gosta e se identifica e as habilidades desenvolvidas na infância terão impactos significativos no futuro, incluindo na escolha de profissão em um amplo leque de possibilidades.
As atividades extracurriculares enriquecem e tiram a proposta pedagógica do “básico e padrão”. Elas são capazes de estimular a cognição, refletindo em um melhor desempenho escolar tanto em crianças quanto em adolescentes.
Por exemplo, a prática de xadrez como atividade extracurricular ajuda a desenvolver mais disciplina e esportes coletivos ajudam a desenvolver espírito e trabalho de equipe e essa é só a ponta do iceberg de inúmeras opções de atividades extracurriculares e seus benefícios.
Para escolher as atividades extracurriculares do seu filho(a), esses quatro pontos também devem ser levados em conta, porque são importantes para definir o desempenho e impactos na vida da criança.
O protagonismo nesse caso não quer dizer que a criança precisa estar na liderança da atividade extracurricular, mas está ligado à forma com que ela aplica seus talentos e paixões e sua dedicação na tarefa.
Aqui podemos usar como exemplo o empenho da criança em um campeonato do esporte que ela esteja praticando, disciplina e regularidade nas tarefas exigidas pela atividade, empolgação por novas descobertas, etc.
A escolha da atividade extracurricular infantil deve ser sempre baseada no interesse da criança e isso por si só já demonstra a paixão e empolgação da criança.
Ao começar a vivenciar sua paixão desde a infância terá impactos muito positivos em seu futuro, inclusive na escolha de uma profissão.
Não tente encaixá-la em alguma atividade que não a deixe feliz ou projetar as suas expectativas parentais na criança (por exemplo, querer que o menino se torne um jogador de futebol porque o pai não realizou esse desejo ou querer que a menina seja bailarina quando ela se interessa por artes marciais).
Todo pai e mãe é capaz de observar as grandes habilidades de seu filho e é essencial conectar isso com a atividade extracurricular infantil que ele ou ela irá realizar.
Desenvolver essas habilidades também impactam no futuro da criança e promovem uma real evolução pessoal e estimulam a autoconfiança nos pequenos. Atividades Que Gerem Resultado e Impacto
A atividade extracurricular infantil que seu filho(a) está fazendo não necessariamente precisa mudar o mundo, mas deve ter resultados e impactos na vida dele(a), como no desenvolvimento cognitivo, melhora no desempenho escolar e no bem-estar.
A escolha de atividades extracurriculares para as crianças é muito particular, afinal, cada uma possui sua personalidade e gostos muito variados.
O ideal é conversar com a criança, observar em seu comportamento algo que ela pode gostar – um esporte, por exemplo – e a partir disso sugerir alguma atividade.
Busque também locais que ofereçam aulas experimentais para que a criança participe e avalie se gostaria de continuar naquela atividade extracurricular infantil.
É extremamente importante não forçar a criança a participar de uma atividade a todo custo e tornar aquilo uma obrigação para ela, além de também não ocupar todos os dias da semana com atividades que a deixem cansada, sufocada e sem tempo para o lazer.
Os esportes são uma das atividades extracurriculares infantis mais relevantes na vida da criança porque possibilitam um grande desenvolvimento motor e corporal, afetivo, psicológico e cognitivo, ensinam disciplina, respeito e até mesmo a tolerância à frustração.
Entre as dezenas de opções de esportes, escolha com a criança aquele com que ela mais se identifica e tenha familiaridade para que todos os benefícios sejam amplamente notados no desenvolvimento infantil.
Esperamos que agora você esteja mais confiante em escolher uma atividade extracurricular infantil para seu filho, entendendo a importância dela e com todas as nossas dicas especiais.
Aproveite que você já está por aqui e confira outros posts que selecionamos para você: Férias Escolares: 8 Dicas E Ideias De Atividades Com As Crianças! e Livros Para Crianças: Dicas Por Idade Para Incentivar A Leitura.
Até a próxima!