Terrible two: O que é e como lidar com crianças nessa fase
Você sabia que os bebês também passam por uma espécie de “adolescência”? É assim que podemos explicar a fase “terrible two”, já ouviu falar?
Você sabia que os bebês também passam por uma espécie de “adolescência”? É assim que podemos explicar a fase “terrible two”, já ouviu falar? Se você quer saber sobre terrible two, como lidar, terrible two sintomas e o que é terrible two, acompanhe esse post.
Ainda não sabe o que é terrible two? Trata-se de uma fase do desenvolvimento do bebê em que ele apresenta mudanças significativas de comportamento. Isso porque ele começa a entender que pode tomar decisões e saciar seus desejos, levando-a a ter atitudes mais “rebeldes”, desafiar a autoridade dos pais e fazer birras.
Essas mudanças no comportamento geram muitas dúvidas em como lidar com terrible two e se na fase terrible two altera o sono. Com dicas especiais, é possível melhorar a qualidade do sono do bebê no período terrible two, além de manejar as birras e rebeldia da melhor forma.
O primeiro sinal para identificar a crise dos dois anos ou terrible two é através da idade do bebê. Os primeiros sintomas do terrible two podem aparecer já a partir de 1 ano e meio.
Para identificar o que é terrible two, fique atento aos “terrible two” sintomas, que podem incluir: muitos gritos, birras e choros, especialmente quando o bebê é contrariado. Ele pode inclusive se jogar no chão, brigar com outras pessoas e até mesmo agir de forma mais rebelde em espaços públicos, especialmente lojas e supermercados.
Além disso, observe se a criança começa a negar tudo: comida, brincadeiras, tomar banho, entre outras atividades. Esses são os principais indícios do terrible two quando começa, lembrando que esses sinais podem aparecer a partir de 1 ano e meio de idade do bebê.
Além de saber o que é terrible two, é preciso saber identificar no terrible two os sintomas que indicam que o bebê está nessa fase. Assim, você já saberá que é hora de colocar as estratégias de como lidar com o terrible two, como falaremos mais abaixo.
Como falamos acima, entre os primeiros sinais do terrible two são as birras, que podem incluir gritos, muito choro ou até mesmo que o bebê se jogue no chão e esperneie. Esses sintomas indicam desconforto e frustração da criança, principalmente quando é contrariada.
E por falar em ser contrariada, o bebê na fase “terrible two” tende a falar “não” para tudo, demonstrando resistência em obedecer decisões e ordens dos pais ou cuidadores. Ao pedir para que a criança divida seus alimentos, brinquedos ou itens pessoais, ela também vai negar.
Observe também que o bebê na fase terrible two tem um sintoma clássico de seletividade alimentar, recusando alimentos que inclusive já estava adaptado a comer.
Tudo o que os pais mais querem saber sobre a fase terrible two é como lidar! De fato é uma fase difícil, cheia de mudanças e descobertas para o seu bebê. Uma das coisas que ele também está descobrindo é a sua personalidade, seus gostos e desejos. Por isso, por mais complicado que pareça, essa fase é importante para que seu filho(a) se desenvolva de forma saudável.
Neste momento difícil, o que o bebê mais precisa é a compreensão e afeto dos pais, de forma a minimizar os sintomas do terrible two. Também vai ajudar bastante antecipar as situações que podem provocar birras e rebeldias, conversando e explicando para a criança o que vai acontecer, como, por exemplo, antes de ir ao shopping ou supermercado – locais comuns para as birras do terrible two.
Você já sabe que a fase terrible two quando começa: por volta de 1 ano e meio já é possível notar os primeiros comportamentos e sintomas.
Porém, esses comportamentos podem persistir até os 3 anos de idade. Mas não se assuste, isso não é uma regra! Na verdade, quanto melhor você lidar com os sintomas do terrible two, a tendência é que essas atitudes aconteçam com uma frequência reduzida.
Como lidar com terrible two? Essas dicas vão te ajudar na prática a lidar com as birras, negações, choros e dificuldades desta fase.
É preciso entender que ter um bebê na fase terrible two é exercitar muito a sua paciência! Lembre-se de que essa é apenas uma fase e que por pior que possa parecer no momento do desespero, essa fase é importante para o desenvolvimento do seu bebê.
Saiba que o seu bebê não está se comportando dessa forma “de propósito” e é saudável para seu desenvolvimento que ele desafie as decisões paternas.
As birras da fase terrible two acontecem, especialmente, porque o bebê não consegue e nem sabe lidar com as suas emoções – como a frustração, exaustão e nervosismo, por exemplo. É a forma que ele tem de colocar para fora o que sente.
Então, na fase terrible two: como lidar com as birras? Tente abraçar e pegar a criança no colo, para acalmá-la com carinho e beijinhos. Se não funcionar, dê um pouco de espaço para que a criança tenha mais tempo de “extravasar” esses sentimentos e depois tente trazê-la para perto novamente.
Esse contato afetivo é importante não só para acalmar a criança, mas também para transmitir segurança e confiança nesse elo familiar. Em seguida, você pode tentar conversar para que o bebê conte a você, de sua maneira, como se sentiu. Pergunte se ele ficou triste, bravo, com medo e explique para ele sobre esses sentimentos.
A falta de rotina para o bebê na fase terrible two pode trazer à tona algumas frustrações e desconfortos que podem ser grandes gatilhos para as birras. Alguns exemplos são: ficar muito tempo fora de casa, muito tempo sem comer ou dormir, longe dos seus brinquedos ou até mesmo longe dos pais.
Por isso, quando a rotina está bem definida e é cumprida de forma regular, a criança está acostumada e segura nas principais situações do seu dia, reduzindo a chance de passar por situações que ativam os sintomas do terrible two.
Nas situações em que você sabe que irá sair da rotina – viagens, passeios, visitas a amigos e familiares – antecipe-se aos possíveis gatilhos conversando com a criança e explicando onde vão, o que vão fazer, por quanto tempo e o que ela poderá fazer naquele lugar.
Uma forma de remeter ao conforto e segurança de casa mesmo fora da rotina é levar brinquedos educativos ou objetos de valor afetivo para a criança, como mantinhas. Outra coisa que vai ajudar é ter uma lancheira de snacks ou frutinhas embaladas em pano de cera para a alimentação infantil e roupas confortáveis para trocá-la, se necessário.
As roupas infantis da MOOUI são excelentes para esse período. Além da qualidade e seus tecidos ideais para crianças, as modelagens foram pensadas para permitir a liberdade de movimento para a criança brincar, pular ou até mesmo descansar. Fora isso, são lindas, coloridas e lúdicas, com as estampas exclusivas da nossa marca.
Se você já sabe que a fase terrible two, quando começa, é bem complicada e está preocupado(a) que seu bebê está chegando na idade? De que forma é possível amenizar esses sintomas e se preparar para o terrible two: como lidar?
O ponto principal é conhecer os sinais “terrible two”, sintomas que podem ser observados a partir de 1 ano e meio. Ao se aproximar dessa idade, você já pode antecipar a definição de uma rotina bem organizada, como demos na dica acima. Assim, o bebê já estará acostumado com esse dia a dia antes de começar a ter os primeiros comportamentos do terrible two.
Prepare-se também para o terrible two conversando bastante com a criança, principalmente em questão de limites. Lembre-se de usar uma linguagem bem simples, para que seu bebê compreenda bem o que pode ou não e as consequências de suas atitudes.
Uma das dúvidas que os pais têm é: a fase terrible two dura quanto tempo? A fase terrible two costuma terminar por volta dos 3 a 4 anos da criança. Porém, seguindo as nossas dicas de acolhimento e aplicando a disciplina de forma correta, seu filho(a) pode ter essa fase em uma duração mais curta, de 6 meses a 1 ano.
Lembre-se que os prazos que falamos aqui não são regras e sim estimativas, porque cada criança é única e pode precisar de mais ou menos tempo para se desenvolver no período terrible two.
Esperamos que nossas informações tenham te ajudado a conhecer, entender e se preparar para lidar com a fase terrible two da melhor forma.
Aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog: Temas para quarto de menina: 8 ideias para você se inspirar e Memória afetiva: o que é, impacto
Até a próxima! 🙂