Quarto infantil: tapete para cada modelo de quarto infantil

Quarto infantil: tapete para cada modelo de quarto infantil

Quarto infantil: tapete para cada modelo de quarto infantil

Pergunta para você: por qual razão colocar um tapete dentro de casa? Bem, é porque queremos proteger os pisos? Sim. E quem sabe nos proteger do frio que vem do chão? 

Claro. Mas devemos lembrar que a peça tapete também pode ser um objeto de decoração, combinando com outros elementos nos cenários e ajudando a enriquecer o visual dos ambientes.

Mas vamos falar neste texto especificamente sobre o uso de tapetes em decoração de quarto infantil. A justificativa, neste caso, pode ir além. Podemos usar os tapetes também para educar as crianças ou instigar a sua criatividade e imaginação. 

Esse é o poder que a decoração de interiores pode desempenhar. Inclusive, existe uma linha de planejamento de decoração que se baseia justamente em teorias de medicina e pedagogia.

Vamos dar dois exemplos rápidos. Primeiro, a decoração montessoriana, que se baseia em buscar formas de atrair o olhar das crianças; adaptando a decoração do seu quarto ao seu tamanho; ensinando e estimulando a sua independência e intelecto, promovendo a autonomia de maneira equilibrada. E, segundo, a decoração Waldorf, que explora diferentes estilos artísticos e didáticos, buscando a combinação perfeita para cada criança.

Agora, acompanhe as informações e exemplos a seguir. Eles vão lhe ajudar a decidir qual modelo de tapete estampado colocar na decoração do quarto de seu filho ou filha.

Quarto de bebê

A primeira fase da vida da criança não exige que você se aprofunde tanto nestas questões de pedagogia através de objetos como o tapete. Afinal, este item estará no chão e o bebê, do berço, não irá vê-lo. 

Então, em tal situação, você poderá direcionar mais o foco das suas escolhas para a questão da estética visual do cômodo, com base nas características do estilo de decoração que você escolheu para ele – como boêmia, por exemplo.

Mas, atenção. Bebês também são mais sensíveis aos materiais dos objetos na decoração do seu quarto. Por isso, você deve evitar os modelos feitos em materiais que acumulam mais poeira, sejam difíceis de lavar ou mesmo que possam ser desconfortáveis ao toque, caso a criança seja colocada sobre ele para testar seus movimentos. Dê prioridade, então, aos tapetes de algodão, lã, nylon e poliéster.

Olhando nas lojas, você poderá encontrar vários modelos lindos de tapetes, em diversas cores e estampas, que combinam com as novas propostas de quarto de bebê. 

Escolha o modelo conforme o estilo da decoração e a sua imaginação – mas priorize pelos antialérgicos e antiderrapantes, menos felpudos. E aqui vai uma dica: ambientes modernos combinam com tonalidades neutras e estampas geométricas.

Quarto de menino

Agora, vamos avançar no tempo e pensar em decorações para crianças mais velhas. A começar pelos meninos. Eles são bem animados e adoram atividades com bastante movimento. 

As decorações dos seus quartos costumam apresentar cores mais fortes – como azul, vermelho e amarelo. E para esses cenários combinam justamente os tapetes de recreação ou modernos, como os quadriculados e geométricos! Além disso sobreposições são muito bem vindas!

Quarto de menina

Já os quartos de meninas costumam receber ornamentos voltados a temáticas diferentes. Muitas vezes, sua decoração é focada nas historinhas contadas nos livrinhos infantis. 

E artigos como tapetes, cortinas, roupas de cama e papel de parede podem apresentar estampas que lembram os personagens e paisagens destas histórias. E, também nesse caso, as estampas geométricas voltam a fazer sentido. 

Vale destacar algumas características das ambientações de espaços voltados ao público feminino que vão também ser percebidas em objetos de decoração como os tapetes. 

Por exemplo, cores em matizes mais suaves, como bege, rosa e lilás. E, além disso, linhas mais arredondadas. Por isso, é fácil vermos, em cômodos como esses, tapetes redondos ou até mesmo tapetes com finos traços sinuosos e desenhos como de nuvens, por exemplo.

Antes de terminar este texto, precisamos também ressaltar a importância dos tapetes na questão do preenchimento de layout dos quartos infantis. É que, em tal situação, é comum o arranjo final acabar deixando um vão central vazio. 

A justificativa dos decoradores para isso é garantir que a criança tenha um espaço vago para realizar movimentos livres de brincadeiras. E o tapete vai ajudar a protegê-las nesse momento.

São algumas medidas de tapetes de quarto infantil: 100x130cm; 150x100cm; 120x50cm; 180x100cm; e módulos de 50x50cm.

Pronto, seja para menino ou menina, você tem várias opções de tapete para usar, escolhe a mais bonita!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published