Quarto de bebê: como utilizar papel de parede na decoração

Quarto de bebê: como utilizar papel de parede na decoração

Quarto de bebê: como utilizar papel de parede na decoração

Ambientes infantis, como quarto de bebê, merecem uma decoração lúdica, instigando bons sentimentos e a imaginação das crianças. Saiba mais.

Papel de parede no quarto de bebê: conheça todos os truques!

A notícia da chegada de um novo bebê é algo que traz muita felicidade para os pais. Logo no início da gestação eles começam a imaginar como será esse novo filho, que nome ele terá e quais as habilidades que poderá apresentar. 

Então, de acordo com os sentimentos do momento, idealizam uma forma de educar a criança através da decoração deste quarto de bebê, para que ela cresça com um olhar diferente para o mundo, com muito amor e respeito.

Pois toda essa história contada pelos pais para a criança pode ser retratada através dos elementos de decoração do próprio quarto de bebê. Isso inclui revestimentos de piso e de paredes, colchas e cortinas, e até mesmo o design de móveis. 

Todo conjunto deve ser pensado para parecer uma unidade, e esta unidade deve seguir uma coerência de estilo, paleta de cores e uma temática visual – mais lúdica, para educar e entreter as crianças.

Especialmente neste texto, nós falaremos sobre a utilização de papel de parede em propostas de decoração de quarto de bebê.
Confira!

Quarto Papel de Parede Cosmos
Quarto com Papel de Parede Cosmos MOOUI

Quais papéis de parede usar em ambientes infantis?

Já existem muitos modelos diferentes de papel de parede à venda nas lojas. Isso só foi possível porque nas últimas décadas este material foi, aos poucos, bastante aprimorado. 

Havia duas preocupações dos fabricantes: criar um produto que fosse mais resistente e que pudesse ser facilmente aplicado às paredes e também higienizado depois. Em consequência, surgiu o tipo de papel de parede chamado de papel de parede vinílico.

Citamos esse papel de parede vinílico porque ele definitivamente tem transformado os projetos de decoração contemporânea. Só para se ter uma ideia, já é possível aplicar papel de parede em lavabos. E no caso dos ambientes infantis, o papel de parede vinílico é vantajoso principalmente por essa questão da limpeza. 

Os pais podem higienizar bem o local com um simples pano umedecido, podendo até tirar facilmente os riscos de brincadeiras das crianças das paredes.

Claro que existem outros tipos de papel de parede no mercado. Por exemplo, aqueles chamados de TNT ou “tecido não tecido”, com uma textura muito bonita que quase lembra um tecido de verdade. 

Mas, sem dúvidas, o melhor realmente seriam os vinílicos, para a manutenção da limpeza no ambiente, algo que deve refletir positivamente na saúde das crianças.

Quarto com Papel de Parede Pipa Rosa e Pipa Menta MOOUI

Algumas dicas de modelos de papel de parede para quarto de bebê

Quanto aos modelos de papel de parede, ainda podemos diferenciá-los de acordo com as variações de cores e estampas. 

Imagens de projetos realizados recentemente por decoradores profissionais provam que não existe uma regra que defina qual o tipo de papel que pode ou não ser combinado com decoração de quarto de criança, como quarto de bebê. Às vezes, o inimaginável pode se tornar possível e extraordinário.

Se no passado só se pensava em fazer quarto de bebê em tonalidades delicadas e suaves, hoje os pais já consideram criar decorações de todos os tipos para os filhos. Alguns aceitam móveis pretos e paredes estampadas de tijolinho ou concreto. 

Tem ainda os que apostam em cores vivas e desenhos geométricos para tais elementos. E aqueles que se aventuram em adaptar tendências mais “adultas”, como o boêmio, para espaços infantis.

Em contrapartida, podemos notar que grande parte dos ambientes que são projetados para crianças apresentam um visual temático muito especial. 

Eles vêm com muita cor, com imagens que lembram os personagens das histórias animadas, formas que remetem à natureza e aos animais, e outros detalhes que servem para instigar os pequenos. A ideia é realmente tentar educá-los sobre o mundo, levando-os a imaginar, sonhar e criar.

Se você tem dúvidas sobre qual o tipo de papel de parede escolher para o quarto do seu filho, tenha sempre em mente a visão da criança em relação a este mundo particular. 

O que pode provocar nela bons sentimentos e sensações? O que pode contribuir para que ela fique mais sossegada ou animada? São respostas para perguntas assim que definem os detalhes das decorações de quarto de bebê.

Quarto com Painel de Parede Primavera MOOUI

Onde aplicar papel de papel de parede no quarto do bebê?

De modo geral, as decorações de ambientes de casas apresentam várias informações visuais. Nos tempos antigos, a moda combinava mais com esta “poluição”, e o papel de parede, que era o material utilizado como ornamento e proteção térmica dos cômodos, aparecia com bastante estampa. 

Na modernidade, já se preferiu utilizar os papéis como complemento ou plano de fundo, mais neutros e menos chamativos.

Agora, na contemporaneidade, por que temos tantas opções de papéis, já não pensamos em escolher apenas os rolos mais simples, mas aqueles com com muita cor e até textura. Para uma sala de estar ou de jantar, por exemplo, podemos aplicar um papel mais estampado possível para preencher uma parede de fundo de um móvel maior e mais importante. Nesse caso, então, os papéis são aplicados em poucas faixas de área nos ambientes.

Esta mesma “regra” não precisa ser utilizada em decoração de quarto de bebê. É que esse tipo de cômodo não é repleto de tantos elementos assim, nem vai apresentar tantos ornamentos que possam competir com as cores ou estampas dos papéis de parede. 

Enfim, os papéis podem assumir uma importância maior nestes cenários, preenchendo mais áreas de superfícies – às vezes, quatro paredes ou até mesmo o teto.

Quarto com Papel de Parede Quadriculado MOOUI

Mas, apesar de tudo que dissemos, se você não quiser exagerar na dose e aplicar papel em apenas um ponto do quarto do seu filho, pode priorizar a parede atrás do berço. 

Só isso poderá ser o suficiente para animar e tornar mais charmosa a decoração do ambiente. 

Use as imagens que apresentamos neste texto como referência e tire delas mais boas ideias de utilização de papel de parede em decoração de quarto de bebê. Vai ficar lindo!

Quarto com Papel de Parede Listrado Colorido MOOUI

Essas dicas de decoração para quarto de bebê foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published