Mesa de Natal decorada: encante o Natal com elegância!
A mesa de Natal decorada é uma das tradições natalinas mais especiais. É onde nos reunimos para a ceia e celebramos um momento mágico em família.
Uma das sobremesas mais populares do Brasil é o sorvete! Para celebrá-lo, vamos saber qual é o dia nacional do sorvete e outras curiosidades que vão te deixar com água na boca para tomar um sorvetinho!
Tem curiosidade de saber quando é o dia do sorvete? Como comemorar o dia do sorvete? Sua origem? Vamos contar tudinho! Confira!
O Dia do Sorvete é celebrado no Brasil em 23 de setembro, data definida pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) em 2000.
A escolha da data foi estratégica para coincidir com o início da primavera, assim incentivando o consumo da sobremesa na estação em que a temperatura volta a elevar.
No dia do sorvete, surge a curiosidade de saber sobre a origem do sorvete. Na verdade, não existem registros precisos, mas sabe-se que há mais de 3 mil anos, os chineses preparavam uma mistura de leite de arroz com neve.
No entanto, como o leite era muito caro na época, a receita acabou se restringindo à nobreza.
Em meados do século XIII, o explorador Marco Polo, experimentou um creme congelado com frutas – era o sorvete, que já havia evoluído e agora levava frutas na composição.
O viajante italiano gostou da sobremesa e levou consigo a receita para a Itália.
A rainha consorte da França, Catarina de Médici, que tinha origem italiana e adorava a receita, fez com que seu cozinheiro inserisse a receita nas cozinhas da corte francesa.
Também na França, Procopio Coltelli, conhecido como “pai do sorvete”, inaugurou em 1686, o café “Le Procope”, onde ele comercializava a sobremesa.
O estabelecimento é considerado a primeira sorveteria do mundo. Desse momento em diante, o sorvete ganhou o mundo!
E demorou bastante para que a sobremesa gelada chegasse no Brasil. Foi em 1835 que comerciantes brasileiros importaram 270 toneladas de gelo para poder produzir a receita.
Historiadores relatam que a demanda surgiu da nobreza portuguesa que vivia em nosso país. Assim, a primeira sorveteria no país surgiu no Rio de Janeiro, na época capital do Brasil.
Na época, o gelo era conservado com serragem em depósitos subterrâneos, onde as temperaturas mais baixas evitavam que ele derretesse com facilidade.
Isso porque, na época, ainda não existiam geladeiras e freezers para conservar o gelo e nem mesmo o sorvete após de pronto.
Por isso, as sorveterias avisavam a hora em que as massas geladas ficariam prontas para que os clientes fossem comprar imediatamente.
A demanda pelo sorvete foi ficando tão grande que as filas eram enormes e as pessoas aguardavam ansiosas para experimentarem a novidade!
Existem vários tipos de sorvetes, será que você conhece todos eles? Já que é o dia do sorvete, vamos conhecê-los!
A raspadinha de gelo é a sobremesa mais próxima da receita milenar chinesa que deu origem ao sorvete.
Desde que você tenha os ingredientes corretos, é possível fazer a sobremesa em casa de forma bem prática. Os ingredientes são: gelo raspado ou triturado e xarope para cobrir e dar sabor.
O sorvete mais tradicional, pelo menos aqui no Brasil, é o de massa. Aquele vendido em potes em supermercados e sorveterias. Essa receita de sorvete leva gordura hidrogenada e conservantes para dar a textura cremosa.
Diferente do sorvete de massa, o sorbet se diferencia pela baixa ou nenhuma quantidade de gordura, além de ser uma opção para intolerantes à lactose.
Geralmente ele é produzido à base de água, frutas e açúcar, o que destaca o sabor do ingrediente principal.
O picolé é o clássico sorvete no palito: prático, gostoso e pode ser consumido em qualquer lugar. Ele possui uma grande variedade de sabores à base de leite e à base de água, que são parecidos com os sorbets.
A paleta mexicana é considerada um tipo de picolé, sendo que a principal diferença é que ela possui recheio, tornando-a ligeiramente maior, mais pesada e mais cara.
Essa receita de sorvete tem como principal ingrediente o iogurte, reduzindo o teor de gordura e açúcares se comparado aos outros sorvetes.
Porém, ela não é apenas iogurte congelado e a receita inclui outros ingredientes que passam pelo processo de produção semelhante ao do sorvete tradicional.
Se empolgou com o dia do sorvete? Então você vai amar essas sugestões de como celebrar o dia do sorvete.
É possível fazer uma tarde do sorvete com amigos, trazendo sorvetes para casa e reunindo todo mundo para apreciar a sobremesa.
Separe canecas esmaltadas para servir o sorvete com um toque de nostalgia e prepare seu jogo de guardanapos. O passeio na sorveteria também é uma opção legal e é possível convidar amigos!
Para os mais ousados, vale preparar o próprio sorvete ou preparar receitas com sorvete como: banana split, milk shake ou petit gâteau. Só não vá esquecer do avental!
Apesar dos brasileiros amarem sorvete, o país onde a sobremesa é mais consumida no mundo é a Nova Zelândia e o Brasil ocupa apenas o 11º lugar nesse ranking mundial.
E você sabia que a MOOUI possui um Papel de Parede Infantil de Sorvete? Sim, essa sobremesa incrível também nos inspirou na decoração!
Esperamos que você tenha um dia do sorvete bem delicioso e refrescante!
Aproveite para ler outros posts do nosso blog: Como Montar Quarto De Irmãos Com Idades Diferentes? e Festa Do Pijama: Confira As Melhores Ideias E Dicas.
Até a próxima! 🙂