Segredos de como misturar móveis coloridos em uma decoração muito alegre e divertida para quarto de menino

Segredos de como misturar móveis coloridos em uma decoração muito alegre e divertida para quarto de menino

Segredos de como misturar móveis coloridos em uma decoração muito alegre e divertida para quarto de menino

Imagine a energia, a vivacidade e criatividade de uma criança. Como tudo isso poderia ser expresso através de decoração? Bem, as cores podem ajudar, neste caso. É possível, por exemplo, criar uma decoração de quarto de menino misturando peças de móveis bem coloridos, e de forma bem marcante, mas, ao mesmo tempo, sem pesar o olhar. Os exemplos de imagens apresentados a seguir provam isso. Acompanhe o texto para saber mais.

O efeito das cores na construção da identidade das crianças

Será que as cores empregadas na decoração de nossas casas poderiam afetar o desenvolvimento de nossos filhos? 

Bem, em parte sim. É claro que esse assunto é bastante complexo para ser resumido assim. Sabemos que as crianças podem ser impactadas por um conjunto de fatores – exemplo dos pais, atmosfera ambiente, entre outras coisas. Mas as imagens colocadas ao seu redor podem, sim, estimular suas emoções, instigar a sua criatividade e mais.

Então, resumindo, decoração também tem um papel na construção de sua identidade. As cores aplicadas ao seu quarto pode a deixar mais triste, agitada ou letárgica. 

Mas as cores do seu quarto também podem a deixar feliz, principalmente se o cômodo é repleto de tons diferentes, de alta energia e intensos. Só é preciso conhecer o poder das cores e dosar na decoração de acordo com o efeito desejado.

Já ouviu falar em ‘psicodinâmica das cores’? É um conceito estudado em diversas áreas profissionais – medicina, publicidade e mais -, incluindo a decoração de interiores, que analisa o efeito das cores sobre o nosso cérebro. 

Atribuímos significados a elas com base no que vemos ou sentimos na vida. Assim, ‘verde’ lembrando de folhas; ‘azul’ lembrando o ‘céu’ e ‘amarelo’ lembrando o sol.

E o que isso tudo quer dizer? Quer dizer que o decorador recebe esse poder das cores e, assim, é capaz de manipular os espaços para criar cenários para as crianças, praticamente contando uma história. 

É o mesmo princípio dos brinquedos oferecidos para elas na primeira infância, como os de encaixar peças. Só que, em tal situação, as peças são os móveis e suas cores as crianças criarem expectativas sobre o mundo fora daquele ambiente que estão – sendo o quarto o seu primeiro contato com o mundo. E até é possível prever que partes desses móveis ou outros itens da decoração sejam utilizados nas brincadeiras.

Como criar uma decoração colorida para um ambiente infantil?

Uma decoração multicolorida combina demais com a proposta de ambientação de espaços infantis. E as possibilidades são diversas. Além dos ornamentos e acessórios, como colchas e cortinas, os próprios móveis podem ser revestidos de cor. 

Isso hoje é possível não apenas por conta das tintas para madeira e outros materiais, mas da tecnologia dos móveis planejados com diversas formas de revestimento.

Antes de falarmos sobre o que pode ser colorido em quarto de menino, vamos lembrar uma questão importante. Obviamente essa criança irá crescer e amadurecer. 

É provável que, depois disso, com a sua identidade definida, manifeste, finalmente, as suas preferências. E essas preferências devem acabar aparecendo na nova decoração do seu quarto de solteiro. 

Dito isso, se quisermos aproveitar por mais tempo as peças mobiliárias compradas para a decoração inicial de quarto de menino, devemos planejar os detalhes. 

Pensando assim, é melhor que esses móveis sejam em cores neutras, como branco e textura de madeira clara. E, em tal hipótese, somente os complementos desta decoração fariam a personalização do cenário.

Sim, é possível seguir essa linha de projeto. Mas outra hipótese é investir sem medo nos móveis coloridos. Mas a depender do colorido e das peças. 

Se as cores forem aplicadas a detalhes – como bordas, puxadores, pés e frente de gavetas – ou só aos móveis pequenos – como nichos, criado e cadeira -, melhor. Assim, o impacto visual será menor e qualquer alteração futura desejada será mais fácil de ser realizada – com trabalho e custo inferiores.

Qual paleta de cores combina com a decoração de um quarto de menino?

O que vamos discutir agora não tem nada a ver com ‘rosa de menina e azul de menino’. Já sabemos que não existe mais isso em decoração de interiores. 

Portanto, poderíamos considerar todas as cores para decoração de quarto de menino. Contudo, destacamos, através das imagens desse texto, exemplos de projetos com cores primárias – vermelho, amarelo e azul – e a sua soma, que são as cores secundárias.

Por que optar por cores primárias seria uma boa ideia? Pois, são cores que facilmente podemos encontrar na natureza. E essas cores também são fáceis de combinar com muitas montagens de decoração e diferentes texturas de elementos, como madeira e concreto. Os modernistas sabiam disso, e usaram as cores primárias para sintetizar a arquitetura ao máximo, até atingir a simplicidade – com qualidade e conforto.

Novamente, citamos os brinquedos infantis, de montar ou encaixar peças. Os móveis coloridos em cores primárias e secundárias, preferencialmente em linhas geométricas puras – círculo, quadrado, triângulo -, para as crianças identificarem a função será mais fácil. 

E olha que interessante, existem até pufes, mesinhas e outros elementos nessas cores que imitam os próprios brinquedos, como se o mundo fosse adaptado à escala dos pequenos.

Coloque mais cor no quarto de seu filho, ele vai te agradecer, no futuro!

Essas dicas de decoração para quarto de menino foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe seu comentário ↓

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published