6 Dicas para amamentar que você precisa conhecer: Confira!
Para muitas mães, amamentar é um dos grandes desafios da maternidade e dos cuidados com o recém-nascido.
Como acontece o crescimento do bebê? Para um desenvolvimento saudável do bebê, é preciso acompanhar o crescimento do bebê mês a mês, com suas fases e detalhes, tanto físicos como cognitivos. Vamos descobrir hoje com a MOOUI como são os primeiros meses do crescimento do bebê em tabela e muito mais!
Antes de mostrar o crescimento bebê em tabela, é preciso ter em mente que quando falamos em tamanho normal do bebê, não estamos falando de uma medida precisa, mas de uma faixa de medidas que contemplam um desenvolvimento normal.
Com isso, consideramos que o bebê de 0 a 6 meses deve crescer entre 2 a 3 cm por mês. No entanto, o ideal é que essa avaliação seja feita pelo pediatra, para avaliar através da tabela de crescimento do bebê e complementar com outros aspectos, como o peso e IMC.
Como vimos acima, considerando que o crescimento do bebê, seja menino ou menina, é de 2 a 3 cm por mês, podemos dizer que a cada semana, o bebê cresce cerca de 0,5 cm.
Os valores da tabela de crescimento do bebê baseado em dados do Ministério da Saúde, compreendem a faixa de tamanho do mínimo ao máximo para cada sexo. Dentro dessa faixa de medidas, o crescimento é considerado normal.
Confira o crescimento do bebê em tabela por meses:
IDADE | TAMANHO (MENINO) | TAMANHO (MENINA) |
0 meses | De 45 a 57 cm | De 43 a 55 cm |
1 mês | De 48 a 62 cm | De 47 a 60 cm |
2 meses | De 53 a 65 cm | De 51 a 63 cm |
3 meses | De 55 a 67 cm | De 53 a 66 cm |
4 meses | De 57 a 70 cm | De 55 a 68 cm |
5 meses | De 59 a 72 cm | De 57 a 72 cm |
6 meses | De 62 a 74 cm | De 59 a 74 cm |
Conheça as fases de crescimento do bebê mês a mês para saber o que esperar de cada marco de desenvolvimento!
No primeiro mês, o bebê age com base em reflexos motores e neurológicos. As ações de sugar, engolir e procurar o bico do seio para mamar é algo instintivo, que já nasce com ele. O recurso do choro também é um instinto, que avisa a mãe se está com fome, sono ou algum desconforto. Neste primeiro mês de vida, você também deve ouvir pequenos ruídos que o bebê fará para demonstrar alegria, inclusive quando ouve a voz da mãe, uma coisa que o acalma e deixa-o seguro.
A tão aguardada fase dos sorrisos banguelas começa aos dois meses! O crescimento do bebê fica bem visível porque o pescoço do bebê vai ficando mais forte, ele vai aprendendo a coordenar as mãozinhas e os pés. Você também vai notar movimentação nos olhos do bebê, que também vai passar a reconhecer os pais e prestar atenção quando conversarem com ele.
Aos 3 meses, o crescimento do bebê está a todo vapor! Ele está aprendendo a segurar coisas, apertar as mãos e brincar com os dedos. A parte cognitiva também se desenvolve conforme o bebê passa a dar risadas longas, interagir com as pessoas e reconhecer vozes.
Com quatro meses, o bebê está com a visão mais desenvolvida e já tem a habilidade de associar as coisas que enxerga. O bebê também pode começar a imitar os sons que escuta. Como a coordenação motora das mãos está bem desenvolvida, nesta fase o bebê começa a colocar tudo o que pega na boca, portanto, é necessário muito cuidado com acidentes!
Aos 5 meses, o crescimento do bebê também envolve o fortalecimento da cintura, o que vai permitir – muito em breve – que ele aprenda a se sentar sozinho. Você pode ir estimulando esse desenvolvimento colocando-o sentado sob supervisão com almofadas. O bebê também já passa a reconhecer palavras como “tchau”, “oi”, “não”, além de nomes familiares.
O crescimento o bebê é muito evidente aos seis meses. O bebê já deve começar a rolar e arriscar engatinhar. Além disso, já sabe pegar objetos com firmeza e movê-los. Cognitivamente ele também estará bem desenvolvido, sabendo mostrar o que quer, apontar e pedir colo. É um excelente momento para conversar bastante com o bebê para ajudá-lo a desenvolver sua fala e comunicação. Também é a idade da introdução alimentar – saiba mais no post Como começar a introdução alimentar: confira o guia completo!
Os pais podem ter atitudes que ajudam no crescimento do bebê e seu desenvolvimento saudável. Para isso, é importante desde recém-nascido falar com o bebê, já que desde a barriga da mãe ele já reconhece as vozes dos pais e se acalma com ela.
Para desenvolver a comunicação, repita os sons do bebê e use palavras relacionadas às ações que está fazendo, como dar banho, trocar fralda, brincar. Ler e cantar para o bebê também estimulam a compreensão e desenvolvem o cérebro.
O toque físico também é importante, então acaricie e faça massagem no bebê, além de brincar com ele com e sem brinquedos. A partir dos 4 meses, cuide para que o bebê fique em espaços seguros da casa, onde ele não consiga pegar coisas perigosas e se machucar.
A rotina também é muito importante para a higiene do sono, alimentação e desenvolvimento saudável do bebê, sendo uma grande aliada para estimular o crescimento do bebê.
Cada bebê é único com suas características e personalidade. Por isso, não podemos comparar os bebês (nem mesmo irmãos) e ditar um ritmo de desenvolvimento para essa criança. Apesar disso, é importante analisar alguns picos de desenvolvimento do bebê e fazer o acompanhamento com o pediatra para avaliar o desenvolvimento físico e cognitivo do bebê.
Lembre-se também que existe uma ampla faixa de crescimento do bebê que é considerada “normal”, já que cada bebê tem um tamanho em centímetros diferente do outro.
Você não precisa esperar para medir o bebê apenas nas consultas médicas! Para matar a curiosidade e acompanhar o crescimento do bebê, você pode ter uma régua de crescimento infantil que vai durar toda a infância do seu filho(a).
Como sua medida inicia em 42 cm, desde recém-nascido o bebê já pode ser medido com ela. Além disso, você pode escolher uma estampa bem lúdica que combine com a decoração do quarto de bebê.
A MOOUI tem produtos coloridos e divertidos para uma infância cheia de alegria e criatividade. Desde bebê você já pode estimular seu filho(a) através de papéis de parede, roupas de cama e roupas de bebê com estampas lúdicas. Isso vai ajudá-lo a descobrir o mundo e se desenvolver com muito amor!
Esperamos que você tenha gostado das informações sobre o crescimento do bebê e como estimular seu desenvolvimento.
Aproveite para ver conteúdos complementares a esse em nosso blog: Confira Os Principais Cuidados Com O Seu Recém-Nascido e Ninho para bebê: confira dicas e as melhores opções.
Até a próxima! 🙂