Melhores papéis de paredes: saiba quais são!
Você está decorando sua casa? Então não pode deixar de conhecer os melhores papéis de parede para quarto, sala, cozinha e até mesmo o banheiro.
Quando o bebê começa a falar mamãe? Com quantos anos a criança começa a andar? São tantas dúvidas que rodeiam a cabeça dos pais quando falamos em desenvolvimento do bebê, não é?! Hoje a MOOUI vai te contar com quantos anos a criança começa a falar, para trazer uma de tantas respostas que pais de primeira viagem querem saber!
Com quantos meses o bebê começa a falar “mamãe”, “papai”? Com quantos meses o bebê começa a falar “angu”? No desenvolvimento esperado da fala, essas primeiras palavras costumam ser emitidas entre os 6 e 12 meses.
Você acha que o desenvolvimento da fala está adiantado ou atrasado? Nessa tabela desenvolvimento da fala, você pode conferir com quantos anos a criança começa a falar e quais são os comportamentos esperados em cada fase.
Idade | Desenvolvimento da fala esperado |
De 0 a 3 meses | Emitir alguns sons, demonstrar atenção com sons externos, reconhecer e se acalmar com a voz dos cuidadores |
De 3 a 6 meses | Tentar imitar sons que ouve, emitir sons como se estivesse tentando conversar e interagir |
De 6 a 12 meses | Começa a falar palavras e sílabas simples (papai, mamãe, angu), aprimora o entendimento de palavras simples como “sim”, “não”, “tchau”, especialmente quando associadas com gestos |
De 12 a 18 meses | Consegue combinar palavras simples, identificar partes do corpo e apontar o que quer |
De 18 a 24 meses | A combinação de palavras evolui e o repertório de palavras conhecidas e pronunciadas fica em torno de 20 palavras |
De 2 a 3 anos | Apesar de não ter uma fala totalmente clara e compreensível, forma frases com três palavras e responde questões com “sim” ou “não” |
Até os 4 anos | Fala frases mais completas, relatos e conta histórias, mas ainda pode ter dificuldade com algumas palavras e letras como “R” e “LH” |
Meu filho tem 2 anos e não fala, é normal? Como vimos na tabela desenvolvimento da fala, entre 2 e 3 anos a criança já fala algumas palavras e frases, como em cada fase é esperado que a criança tenha aquele desenvolvimento de fala. Porém, com quantos anos a criança começa a falar é algo individual, mas alguns sinais podem indicar atraso na fala e exigir atenção profissional.
Se a criança está atingindo os parâmetros da tabela desenvolvimento de fala com meses de atraso – por exemplo: tendo os desenvolvimentos esperados aos 12 meses só após os 18 meses – isso indica atraso na fala. Acima dos 2 anos de idade, a atenção deve ser redobrada e um profissional fonoaudiólogo poderá avaliar melhor e indicar qual o tratamento para melhorar o desenvolvimento da fala da criança.
Muitos pais querem saber com quantos anos a criança começa a falar porque tem bebê 1 ano e 3 meses que não fala. O que fazer? Antes de mais nada, analise se o desenvolvimento de fala esperado está de acordo com a tabela desenvolvimento de fala.
Se identificar que o bebê não está de acordo com o esperado, um profissional como pediatra ou fonoaudiólogo pode ajudar.
Esses profissionais saberão identificar quais as possíveis causas do atraso na fala, que podem estar relacionadas à falha na audição, alterações de neurodesenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, distúrbios de linguagem ou danos cerebrais.
Muitos casos são até mais simples e o impacto no atraso da fala se deve à pouca estimulação de fala (quando a criança não conversa com outras crianças e adultos) e alta exposição às telas, o que prejudica o desenvolvimento da linguagem em crianças abaixo dos dois anos.
Mesmo que você não identifique atrasos de fala no bebê, estimulá-lo a falar é algo muito saudável e importante para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Além de descobrir com quantos anos a criança começa a falar, veja agora como incentivar o bebê a falar!
Estudos e profissionais já afirmam que o atraso no desenvolvimento da fala tem relação com a proporção de tempo que a criança passa em frente às telas: quanto mais telas, mais atraso.
Para evitar a exposição às telas, é preciso estimular a convivência da criança com outras crianças e também com adultos, em brincadeiras e atividades em casa ou ao ar livre.
Vale lembrar também que a recomendação da Organização Mundial de Saúde é que o bebê não tenha acesso às telas antes dos 2 anos de idade e que até os 4 anos, o tempo de exposição seja de 1 hora por dia, apenas.
E como fazer com que as crianças se distraiam com brincadeiras e evitem as telas? É preciso investir em brinquedos educativos e livros que estimulem a criança.
Brincadeiras com animais de brinquedo, brinquedos de personagens e objetos do dia a dia que instigam a curiosidade dos pequenos vão tornar todos os momentos divertidos.
Uma Boneca de Pano, almofadas toy como a Dragão Verde, Vaquinha, Carro Vermelho ou um Chapéu Infantil Explorador são exemplos de brinquedos que vão estimular a criatividade e ocupar a criança ao invés das telas.
Mais do que saber com quantos anos a criança começa a falar, é importante propor atividades que contribuam para o desenvolvimento da fala. A contação de histórias é uma dessas ideias, que estimulam a memória afetiva e os vínculos afetivos da família.
Entre os benefícios para o desenvolvimento da fala estão a ampliação do vocabulário, desenvolvimento de habilidades cognitivas, estimulam a capacidade de solucionar problemas e a imaginação.
As canções infantis são ferramentas muito úteis para ajudar a desenvolver a fala para quem quer saber com quantos anos a criança começa a falar. As músicas infantis e cantigas são educativas e ensinam linguagem, regras gramaticais e pronúncias de forma lúdica e divertida.
Para ensinar o desenvolvimento da fala, é importante associar a pronúncia com expressões faciais e movimentos da boca bem claros, para que a criança imite e aprimore o desenvolvimento de sua linguagem.
Usar gestos associados com palavras como “sim”, “não”, “aqui”, “alí”, também ajudam o bebê a aprender essas palavras.
Use termos simples para que a linguagem seja adequada a idade do bebê e permita-o aprender as palavras com naturalidade e desenvolver melhor a sua fala.
Como vimos nesse post, as brincadeiras, brinquedos e atividades educativas são super saudáveis para o desenvolvimento da fala da criança. Então, agora que você já sabe com quantos anos a criança começa a falar e como estimular esse processo, conheça nossos brinquedos educativos e livros infantis.
Além disso, você pode utilizar a decoração como sua aliada para apresentar palavras, objetos e seres como Animais, Carros, Dinossauros, Floresta/Selva, Fundo do Mar e Jardim.
Esperamos que agora que você já sabe com quantos anos a criança começa a falar e como estimular, possa contribuir em um desenvolvimento mais saudável do seu filho(a).
Aproveite para conferir outros posts do nosso blog: Terrible two: O que é e como lidar com crianças nessa fase e Adaptação escolar: desafios e como ajudar a criança nessa fase.
Até a próxima! 🙂