6 Dicas para amamentar que você precisa conhecer: Confira!
Para muitas mães, amamentar é um dos grandes desafios da maternidade e dos cuidados com o recém-nascido.
São tantos detalhes para pensar e planejar durante a gravidez, não é? Com um misto de ansiedade e alegria, as futuras mamães deixam tudo preparado para a chegada do mais novo integrante da família. Um dos pontos importantes é o cantinho especial onde o pequeno irá dormir e uma das grandes dúvidas é saber quais as opções de cores para quarto de bebê.
De acordo com a instituição americana Smith-Kettlewell Eye Research Institute, localizada em São Francisco, a partir dos 3 meses de idade o cérebro do bebê começa a reconhecer as primeiras cores. Ótimo indício para apostar no colorido, usar cores vivas e cheias de alegria. Lembrando que a MOOUI trabalha com uma paleta de cores vibrantes, ideais para quem deseja transformar o quarto do bebê em um verdadeiro cantinho da imaginação.
É mais fácil definir uma paleta de cores se você já pensou em um tema específico para o quarto. Um painel de parede colorido e ilustrado na parede principal pode te ajudar a escolher as cores para as paredes secundárias, geralmente mais neutras.
Mas se a caixinha de ideias ainda estiver vazia por aí, não se preocupe. Vamos te ajudar a encontrar a cor ideal para começar a criar seu quartinho dos sonhos!
A coloração é uma grande aliada para despertar desejos e emoções. Entender os significados das cores para quarto de bebê pode te ajudar na hora de decorar o espaço. O amarelo, por exemplo, é considerada uma cor muito vibrante, enérgica e cheia de vida.
Mas não se prenda somente aos significados! Também é preciso entender como as cores são percebidas aos olhinhos do bebê. Você sabia que nos 3 primeiros meses de vida, o recém nascido enxerga somente variações de branco, preto e cinza?
Imagina a surpresa ao começar descobrir as primeiras cores! Por isso, é extremamente importante a presença delas no crescimento do bebê. O contraste e colorido no quartinho vai incentivar a concentração e estimular o desenvolvimento cognitivo.
De acordo com especialistas, a partir dos 3 meses de vida o bebê começa a visualizar as cores primárias em tons vibrantes. O recém nascido deixa, aos poucos, o olhar vago e profundo para trás, e começa a seguir objetos coloridos com os olhos, demonstrando interesse pelas primeiras cores.
Experimente ter no bercinho um minhocão Quadriculíris e veja que, com o passar dos dias, o objeto começa a chamar atenção do bebê. Nessa fase, o verde, azul e vermelho/laranja são praticamente cores essenciais para um quartinho estimulante.
Após os 6 meses, o bebê começa a perceber novas cores e tonalidades. Que tal acrescentar outros objetos coloridos e brinquedos no quartinho? Os pôsteres ilustrados e almofadas toy passam a cumprir um papel além da decoração, e se tornam importantes objetos que despertam a curiosidade e concentração.
As cores calmantes para quarto de bebê são essenciais para garantir um ambiente tranquilo e relaxante. E aí vem a importância de balancear as cores expostas no quartinho. Ao mesmo tempo que trabalhamos os estímulos do bebê, equilibramos outros elementos da decoração com tons serenos e calmos.
Algumas cores que cumprem esse papel são:
Os papéis de parede ganharam um espaço especial na decoração. Recomendados por muitos decoradores, também são opções dos próprios papais devido à praticidade na aplicação.
Hoje é possível encontrar uma variedade enorme de papéis de parede, com diversas estampas e padronagens. Uma opção incrível que permite fantasias e sonhos na decoração é optar pelo painel de parede MOOUI, deixando o quartinho muito mais alegre, divertido e lúdico.
A tinta, por sua vez, exige mão de obra maior e mais qualificada para um excelente trabalho. Um ponto negativo é o cheiro forte e a sujeira deixada após a pintura. Apesar disso, ainda é muito utilizada principalmente em paredes com cores sólidas, onde os detalhes ficarão para outros acessórios da decoração.
Depois de falarmos sobre as cores, significados e meios de aplicação, está muito mais fácil decidir as cores de parede para quarto de bebê, certo?
Separamos algumas fotos de quartinhos MOOUI que vão te motivar a escolher agora mesmo a cor ideal para o espaço do seu bebê. Confira como cada imagem traz uma sensação diferente e remete ao significado que tratamos anteriormente.
O rosa aparece sempre em nossa mente quando falamos no mundinho das meninas, não é? E realmente, a cor é muito utilizada, não só em decoração mas também em roupas, sapatinhos e acessórios. Entretanto, estamos cada vez mais saindo do paradigma “cores para meninas vs. cores para meninos” e apostando em um conceito integrado e colorido.
Que tal apostar em outras cores além do azul, como o verde, amarelo, cinza, até mesmo o preto para agregar no quartinho do bebê? Ou então, temos uma ideia melhor ainda: decorar o espaço com uma paleta inteira de cores vibrantes e divertidas, assim como nós utilizamos nos artigos da MOOUI.
Decorar o quarto com um estilo unissex é a escolha de muitas mamães. Mas além do clássico branco, bege e off white, como deixar o quarto de bebê estiloso e personalizado?
Um quartinho para meninas e meninos não precisa possuir cores claras e neutras para ser unissex. Podemos fugir um pouco do princípio de cores ideais para quartos de bebês e apostar nas mais diversificados formas e desenhos. Aproveite para conferir nossas dicas e truques para criar um incrível mix de estampas.
Vale juntar dinossauros na parede, flores no lençol e formas coloridas no tapete? Sim, sim e sim! O mais importante em um ambiente unissex é que tanto meninos, quanto meninas, se sintam confortáveis e acolhidos em seu cantinho.
Então preste atenção na dica mais importante: siga seu gosto e seu coração! As exemplificações de cores para quarto de bebê e significados servem para facilitar sua decisão, mas a escolha final precisa ser aquela que mais te deixa feliz. Confie na sua intuição de mãe, ela nunca falha!
Assista nosso vídeo e aprenda também a combinar estampas para quarto de criança: