Cores para Quarto de Bebê: 33 Fotos + Ideias e Inspirações

Cores para Quarto de Bebê: 33 Fotos + Ideias e Inspirações

Cores para Quarto de Bebê: 33 Fotos + Ideias e Inspirações

São tantos detalhes para pensar e planejar durante a gravidez, não é? Com um misto de ansiedade e alegria, as futuras mamães deixam tudo preparado para a chegada do mais novo integrante da família. Um dos pontos importantes é o cantinho especial onde o pequeno irá dormir e uma das grandes dúvidas é saber quais as opções de cores para quarto de bebê.

De acordo com a instituição americana Smith-Kettlewell Eye Research Institute, localizada em São Francisco, a partir dos 3 meses de idade o cérebro do bebê começa a reconhecer as primeiras cores. Ótimo indício para apostar no colorido, usar cores vivas e cheias de alegria. Lembrando que a MOOUI trabalha com uma paleta de cores vibrantes, ideais para quem deseja transformar o quarto do bebê em um verdadeiro cantinho da imaginação.

Como escolher a cor para o quarto do bebê?

É mais fácil definir uma paleta de cores se você já pensou em um tema específico para o quarto. Um painel de parede colorido e ilustrado na parede principal pode te ajudar a escolher as cores para as paredes secundárias, geralmente mais neutras.

Mas se a caixinha de ideias ainda estiver vazia por aí, não se preocupe. Vamos te ajudar a encontrar a cor ideal para começar a criar seu quartinho dos sonhos!

Você sabia que a MOOUI tem tudo o que você precisa para montar um quarto único para o seu filho? Conheça nossa loja online!

O significado das cores importa quando o assunto é quarto de bebê?

A coloração é uma grande aliada para despertar desejos e emoções. Entender os significados das cores para quarto de bebê pode te ajudar na hora de decorar o espaço. O amarelo, por exemplo, é considerada uma cor muito vibrante, enérgica e cheia de vida. 

Mas não se prenda somente aos significados! Também é preciso entender como as cores são percebidas aos olhinhos do bebê. Você sabia que nos 3 primeiros meses de vida, o recém nascido enxerga somente variações de branco, preto e cinza? 

Imagina a surpresa ao começar descobrir as primeiras cores! Por isso, é extremamente importante a presença delas no crescimento do bebê. O contraste e colorido no quartinho vai incentivar a concentração e estimular o desenvolvimento cognitivo. 

Quais são as cores consideradas estimulantes para o bebê?

De acordo com especialistas, a partir dos 3 meses de vida o bebê começa a visualizar as cores primárias em tons vibrantes. O recém nascido deixa, aos poucos, o olhar vago e profundo para trás, e começa a seguir objetos coloridos com os olhos, demonstrando interesse pelas primeiras cores. 

Experimente ter no bercinho um minhocão Quadriculíris e veja que, com o passar dos dias, o objeto começa a chamar atenção do bebê. Nessa fase, o verde, azul e vermelho/laranja são praticamente cores essenciais para um quartinho estimulante.

Após os 6 meses, o bebê começa a perceber novas cores e tonalidades. Que tal acrescentar outros objetos coloridos e brinquedos no quartinho? Os pôsteres ilustrados e almofadas toy passam a cumprir um papel além da decoração, e se tornam importantes objetos que despertam a curiosidade e concentração.  

Quais são as cores consideradas calmantes para o bebê?

As cores calmantes para quarto de bebê são essenciais para garantir um ambiente tranquilo e relaxante. E aí vem a importância de balancear as cores expostas no quartinho. Ao mesmo tempo que trabalhamos os estímulos do bebê, equilibramos outros elementos da decoração com tons serenos e calmos. 

Algumas cores que cumprem esse papel são:

  • Azul: transmite uma energia positiva, garantindo um ambiente de paz e harmonia. 
  • Verde: considerada a cor do equilíbrio, nem quente e nem fria. Remete à natureza, tranquilizando e trazendo a sensação de calmaria.
  • Rosa: popularmente conhecida como a cor do amor, transmite calma e aconchego. 

O que é melhor para o quarto do bebê: Tinta ou Papel de Parede?

Os papéis de parede ganharam um espaço especial na decoração. Recomendados por muitos decoradores, também são opções dos próprios papais devido à praticidade na aplicação.

Hoje é possível encontrar uma variedade enorme de papéis de parede, com diversas estampas e padronagens. Uma opção incrível que permite fantasias e sonhos na decoração  é optar pelo painel de parede MOOUI, deixando o quartinho muito mais alegre, divertido e lúdico. 

A tinta, por sua vez, exige mão de obra maior e mais qualificada para um excelente trabalho. Um ponto negativo é o cheiro forte e a sujeira deixada após a pintura. Apesar disso, ainda é muito utilizada principalmente em paredes com cores sólidas, onde os detalhes ficarão para outros acessórios da decoração.

Depois de falarmos sobre as cores, significados e meios de aplicação, está muito mais fácil decidir as cores de parede para quarto de bebê, certo?

Inspire-se com mais ideias de Cores para Quarto de Bebê:

Separamos algumas fotos de quartinhos MOOUI que vão te motivar a escolher agora mesmo a cor ideal para o espaço do seu bebê. Confira como cada imagem traz uma sensação diferente e remete ao significado que tratamos anteriormente. 

Cores para quarto de bebê feminino

O rosa aparece sempre em nossa mente quando falamos no mundinho das meninas, não é? E realmente, a cor é muito utilizada, não só em decoração mas também em roupas, sapatinhos e acessórios. Entretanto, estamos cada vez mais saindo do paradigma “cores para meninas vs. cores para meninos” e apostando em um conceito integrado e colorido. 

Cores para quarto de bebê masculino

Que tal apostar em outras cores além do azul, como o verde, amarelo, cinza, até mesmo o preto para agregar no quartinho do bebê? Ou então, temos uma ideia melhor ainda: decorar o espaço com uma paleta inteira de cores vibrantes e divertidas, assim como nós utilizamos nos artigos da MOOUI. 

Colorindo o quarto do bebê de modo unissex

Decorar o quarto com um estilo unissex é a escolha de muitas mamães. Mas além do clássico branco, bege e off white, como deixar o quarto de bebê estiloso e personalizado?

Um quartinho para meninas e meninos não precisa possuir cores claras e neutras para ser unissex. Podemos fugir um pouco do princípio de cores ideais para quartos de bebês e apostar nas mais diversificados formas e desenhos. Aproveite para conferir nossas dicas e truques para criar um incrível mix de estampas

Vale juntar dinossauros na parede, flores no lençol e formas coloridas no tapete? Sim, sim e sim! O mais importante em um ambiente unissex é que tanto meninos, quanto meninas, se sintam confortáveis e acolhidos em seu cantinho.

A MOOUI tem produtos para decoração infantil com design único, autêntico, alegre e nada convencional. Acesse a nossa loja e confira.

Ainda não sabe como escolher as cores certas para o quarto do bebê?

Então preste atenção na dica mais importante: siga seu gosto e seu coração! As exemplificações de cores  para quarto de bebê e significados servem para facilitar sua decisão, mas a escolha final precisa ser aquela que mais te deixa feliz. Confie na sua intuição de mãe, ela nunca falha!

Assista nosso vídeo e aprenda também a combinar estampas para quarto de criança:

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published