Como escolher a estante ideal

Como escolher a estante ideal

Se tem um lugar pra reunir toda sua história, esse lugar é a estante ideal. Em vez de deixar seus souvenires de viagem espalhados pela casa, reúna tudo numa prateleira da estante. Eles ganham status de coleção e perdem aquele ar de bagunça.

Sob encomenda x pronto

As peças prontas têm a seu favor a rapidez da instalação e o preço, quase sempre mais atraente. A estante ideal sob encomenda, por sua vez, é imbatível para fazer o espaço render.

Em casas térreas, o peso dos modelos de concreto e de alvenaria não costuma oferecer problema. Mas, em apartamentos, a sobrecarga deve ser calculada. Nos prédios atuais, as lajes tendem a suportar até 150 kg por m², desde que bem distribuídos.

Divisão de cômodos

As peças vazadas cumprem bem esse papel, porque não barram a luz e ficam visíveis de ambos os lados. Mas frente e verso precisam ter acabamento caprichado. Os itens expostos nas prateleiras abertas devem ser selecionados com cuidado.

Material mais adequado

Prateleiras de MDF são menos resistentes. Ao contrário do que parece, as estantes construídas não são necessariamente mais fortes, a não ser que as prateleiras sejam moldadas sobre tábuas de madeira e armação de ferro. O mesmo vale para as de drywall, cuja estrutura deve ser reforçada com perfis metálicos internos.

Tamanho

Se sua sala tem poucas paredes, as estantes mais baixas e compridas ficam lindas e deixam o ambiente bem moderno. Outro detalhe que vai dar outra cara pra sua casa é usar estantes com cores diferentes. Alguns modelos coloridos vão deixar o ambiente bem mais alegre.

Fonte: Magazine Luiza, Casa.abril e Casa Prosa de Decor

Outros Posts

2 Comments

  • […] escolher um local adequado. Pode ser no quarto ou em outro ambiente da casa que tenha espaço para estantes, uma poltrona para leitura e uma mesinha – opções que podem ajudar a criar uma área […]

  • […] estudo precisa de livros, certo? E uma forma de misturar decoração com funcionalidade é usar uma estante bonita e criativa no quarto infantil. As crianças adoram o modelo de árvore, onde os galhos […]

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published