Wrap Sling: O Que É, Origem, Como Fazer! [PASSO A PASSO]

Wrap Sling: O Que É, Origem, Como Fazer! [PASSO A PASSO]

Wrap Sling: O Que É, Origem, Como Fazer! [PASSO A PASSO]

Ser mãe e pai nos tempos atuais exige esforços enormes para cumprir os deveres do dia a dia e ainda ter um tempo de qualidade com o bebê. Mas existe um acessório que ajuda – e muito – a levar o bebê consigo enquanto faz suas tarefas rotineiras: é o centenário sling

Também chamado de carregador de bebês, ele é muito útil para a mobilidade do cuidador e também para o fortalecimento do vínculo com a criança. E como usar o wrap sling? Essa questão nós vamos responder com todos os detalhes neste post.

Confira os detalhes da nova coleção de roupinhas infantis da MOOUI. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Leia Mais: 

Cólica Em Bebê: O Que É, Diferença De Gases E Como Aliviar?
Quais São As Três Fases Do Leite Materno?
Benefícios Do Ninho De Bebê

O Que É Wrap Sling?

o-que-e-wrap-sling

O Wrap Sling é uma faixa de tecido grande feita para ser amarrada ao corpo do adulto e se transformar em um “carregador” de bebê ou facilitador de colo.

O sling posiciona o bebê colado ao nosso corpo, trazendo assim inúmeros benefícios para crianças e adultos, inclusive estimulando e melhorando o vínculo afetivo, além de acalmar o bebê. 

Até falamos sobre ele no post sobre cólica em bebê como alternativa para tranquilizá-lo nestes momentos!

Qual a Origem do Wrap Sling?

Nas culturas tradicionais, os carregadores, hoje conhecidos como sling ou wrap sling, sempre permitiram deixar as mãos livres enquanto o bebê se aninhava no colo. Muitas mulheres puderam trabalhar ou cuidar de outras crianças graças a ele. 

Da necessidade, ele tem evoluído para um acessório que permite liberdade.

Qual o Melhor Tecido Para Wrap Sling?

melhor-tecido-para-wrap-sling

Primeiramente, certifique-se da procedência do acessório. Os wraps precisam ser feitos com tecidos novos, que sustentem desde um recém nascido até uma criança pequena, como malha PV, tricoline ou linho. 

Não pode estar esgarçado, cedendo, desfiando ou rasgado. 

Os wrap slings da MOOUI são produzidos com tecido macio suedine de algodão. O algodão puro é a matéria-prima mais indicada para vestir bebês e crianças, por ser respirável, hipoalergênico, macio e confortável.

E mais: eles foram adaptados para ficarem ainda mais práticos para seu dia a dia e já vêm presos. Então, eles não precisam de amarração: é só vestir e aproveitar o cuidado e o toque de carinho e amor com o bebê.

Como Escolher o Wrap Sling?

como-escolher-wrap-sling

Para escolher o melhor wrap sling, você precisa levar alguns fatores em consideração. As dicas acima já nos ajudaram a saber um pouco mais sobre os tecidos do wrap sling, então vamos aos demais detalhes.

Além dos tecidos, você tem a liberdade de escolher entre cores e estampas lindas do wrap sling! A MOOUI tem opções encantadoras: Sling Pop Art, Sling Mulheres do Mundo, Sling Buquê de Flores, Sling Astros da Música Branco, Sling Além do Arco-íris e Sling Cosmos

Veja todos e escolha a sua estampa favorita!

Na hora da escolha, considere também o tamanho do sling para fazer uma amarração confortável e precisa. Nos slings da MOOUI, temos a indicação de tamanho baseado no manequim da pessoa que vai usá-lo.

Por fim, wrap sling: qual o melhor tipo? Essa pergunta vamos responder agora!

Qual o Melhor Sling Com ou Sem Argola?

melhor-wrap-sling

O wrap sling sem argola é considerado o modelo mais seguro desde o nascimento. Ele é indicado para quem não tem nenhuma experiência com sling. Outra vantagem é que ele distribui melhor o peso do bebê, já que tem apoio nos ombros e costas.

Já o wrap sling com argola não é indicado desde o nascimento, já que nas primeiras semanas de vida não é seguro deixar o bebê na posição vertical nesse modelo, que tem menor sustentação.

O modelo com argola pode ser posicionado na lateral do corpo, mas como sobrecarrega apenas um dos ombros, é indicado para períodos curtos.

Portanto, o wrap sling sem argola se mostra mais versátil, confortável e ideal para o bebê desde seu nascimento. 

Passo A Passo de Como Usar o Wrap Sling da MOOUI

passo-a-passo-do-wrap-sling

Os Wrap Slings da MOOUI são muito fáceis de usar e mesmo que você nunca tenha utilizado, vai tirar de letra seguindo nossas instruções!

1 – Localize a argola central e vista o sling deixando-a para trás.

2 – Passe as alças pelos braços, um de cada lado, e você vai perceber que um X se formou na frente e atrás.

3 – Pegue o bebê e coloque a perninha por dentro da alça esquerda e a outra por dentro da alça direita.

4 – Esse processo vai formar um X no bumbum do bebê para dar sustentação.

5 – Abra o tecido com cuidado para acomodar melhor o bebê.

6 – Confira em suas costas se o X está certinho e pronto!

7 – Dica extra: quando o soninho chegar, cubra a cabeça do bebê com o próprio tecido, assim ele fica aconchegado e seguro!

Confira o vídeo do passo a passo em nosso Instagram para visualizar o passo a passo e replicar em sua casa!

Passo A Passo De Como Fazer Um Wrap Sling?

Com a ajuda da Melina Caldani, trouxemos as instruções de uma amarração básica do sling, que pode ser usada com recém nascidos e bebês maiores, enquanto for confortável para todos.

1 – Encontre o meio do wrap.

2 – Sem o bebê, centralize o meio do tecido na sua frente, na altura da sua cintura.

3 – Passe uma das pontas para trás, por baixo do braço, e pegue-a na frente sobre o outro ombro.

3 – Repita com a outra ponta. Observe que você formará um X nas costas, cruzando as faixas, e formará 2 alças.

Nesse momento, você estará com uma faixa reta solta na sua frente e duas pontas paralelas caídas sobre ela, uma em cada lado.

4 – Ajuste a faixa central e vá seguindo pelo comprimento dos tecidos para que toda a estrutura esteja justa mas não apertada, porque o bebê deverá caber aí dentro mas sem folga. Faça isso deixando enrugadinho o tecido que estiver no ombro. Isso melhora a sustentação das alças.

Tudo certo? Vamos seguir com as próximas etapas!

5 – Passe as pontas por dentro da faixa central.

6 – Cruze as pontas na frente, levando uma ponta para cada lado da sua cintura. Agora você também formará um “X” com elas no abdômen.

7 – Ajuste, sem apertar, e enrole o excedente de tecido sobre seu quadril, como um cinto, o suficiente para que consiga dar dois nós justos.

8 – Encerre a amarração com dois nós. Ajuste o wrap de forma que todas as bordas fiquem justas mas sem apertar e, se precisar, refaça o nó.

9 – O wrap estará pré-amarrado e pronto para uso. O bebê vai ser colocado e tirado sem a necessidade de refazer todo o processo. Se for tirado e recolocado, o que será preciso fazer é verificar se as faixas cederam um pouco e se precisam ser reajustadas no próprio corpo. Quanto mais flexível o tecido, como malha, mais ajustado ao seu corpo você o deixará.

Colocando o Bebê

Hora de colocar o bebê no wrap sling! Confira a continuação do passo a passo.

1 – Deixe a faixa central do wrap sling bem abaixada.

2 – Pegue o bebê no colo e segure perto do ombro com um dos braços, virado para você.

3 – Sempre segurando o bebê com uma das mãos, deslize o bebê e passe uma das perninha sobre um lado do “X”. Abra a faixa embaixo do bumbum o máximo que puder.

4 – Repita com a outra perninha. Continue segurando, ok!?

Agora, o bebê estará inserido entre as alças, bem no meio do “X”. A cabecinha deve estar na altura de um beijinho na testa.

5 – Abra bem cada faixa, desembolando as bordas que ficarem em contato com as costas para não machucar. Vai ser formada uma cadeirinha embaixo do bumbum, com tecido de joelho a joelho do bebê. Nas costas, você terá formado uma cruz envolvendo o corpo dele, com pescocinho e cabeça de fora.

Dica: Se o bebê tiver menos de 3 meses, coloque os pezinhos dentro do tecido. Se for maior, pode colocar fora.

6 – É a vez da faixa central. Suba pelas costas do bebê até o pescoço. Arrume bem abaixo do bumbum, dando mais sustentação à base da cadeirinha. Desembole as bordas.

7 – Sobre uma superfície macia e segura, solte as mãos e sinta se o bebê está firme contigo, sem perninhas soltas ou folga.

8 – Tudo ok? Agora ajeite o tecido sobre os seus ombros e costas para que fique confortável para você. Quanto mais enrugada a alça, maior a sustentação mas menor o conforto. Ache o seu equilíbrio.

9 – Garanta que o rostinho não esteja coberto. Faça o teste do beijinho na testa e divirtam-se!

Usando a Mochila Ergonômica

wrap-sling-mochila-ergonomica

Se o seu wrap sling for uma mochila ergonômica, certifique-se que a base forme uma cadeirinha em que as perninhas fiquem com o joelho um pouco acima das coxas, um “M”. 

Jamais com as pernas soltas e penduradas/retas. Toda a estrutura também deve estar inteira, sem rasgos, desfiados ou danos nas presilhas.

1 – Observe as indicações do fabricante em relação ao peso e idade mínimos.

2 – Sem o bebê, abra as presilhas da cintura e forme as alças, deixando-as faixas de ajuste mais soltas.

3 – Prenda o carregador na cintura e deixe o corpo do acessório voltado para a sua frente. Ajuste as faixas para que fique bem preso, porque ele formará a cadeirinha do bebê.

4 – Pegue o bebê e o posicione com as perninhas abertas e semi – flexionadas na sua frente, virado para você.

5 – Sempre segurando a criança, suba o carregador pelas costas da criança e passe as alças no braço. As perninhas e bracinhos terão ficado de fora e você terá formado a base e o apoio das costas. Deixe a cabecinha dos mais novos de lado e jamais deixe cobertas.

6 –  Apoie o bebê com uma mão e ajuste as alças para que o bebê fique preso pelo carregador, de forma justa mas sem apertar.

7 – Sobre uma superfície macia e segura, solte as mãos e sinta se o bebê está firme contigo, sem perninhas soltas ou folga.

8 – Tudo ok? Agora feche a presilha que une uma laça a outra nas costas e faça os ajustes necessários pela para que estejam confortáveis. É ela que garante que as laças não irão cair do ombro e abrir a mochila.

9 – Garanta que o rostinho não esteja coberto. Faça o teste do beijinho na testa e divirtam-se!

Últimas Dicas

Nas primeiras tentativas, você pode usar um boneco ou praticar com o auxílio de outra pessoa, perto do espelho e sobre uma superfície macia, como o colchão no chão, até se sentir seguro. 

Lembre-se de que o sling é um meio de transporte e, portanto, sempre devemos estar preparados para usar por mais fácil que seja, sem pular etapas.

Fique com o bebê pelo tempo que for confortável para os dois. Ande, embale, nine, dance. 

Só não vale dirigir, andar de bicicleta, chegar perto do fogo ou de líquidos quentes nem virar o bebê pra frente.

É comum que ele estranhe e até mesmo chore. Nas primeiras vezes, você pode usar o sling em casa mesmo, pra ajudar numa soneca ou só treinar.

E para te ajudar a colocar em prática as dicas deste post, confira esse vídeo de como amarrar wrap sling com a convidada Melina Caldani. 

Dúvidas Frequentes (Guia Rápido)

Se você chegou até aqui na leitura, mas ainda está com dúvidas sobre o wrap sling, vamos te responder de forma breve e objetiva alguns questionamentos bem comuns!

Pode Usar Wrap Sling em Recém-Nascidos?

Se o wrap sling for de tecido e acabamentos adequados, esteja amarrado com firmeza e de acordo com as dicas do post, ele pode ser sim usado em recém-nascidos! 

Assim como ao pegar no colo ou mover o bebê, é preciso cuidar sempre do pescoço e coluna do bebê, com o sling não é diferente. 

Quando Começar a Usar o Sling?

O wrap sling pode ser usado desde o nascimento até quando a mãe e o pai se sentirem confortáveis. Isso pode durar até quando o bebê está com cerca de 3 anos ou 15 quilos.

Pode Sentar Usando Wrap Sling?

É possível sentar usando o wrap sling, mas sempre ao sentar-se, verifique se o bebê está confortável dentro do sling assim como quando você está em pé. O bebê deve ter espaço para respirar e se mexer parcialmente durante o uso para a segurança.

Pode Dormir Com o Bebê no Sling?

Assim como no carrinho, cadeirinha e bebê-conforto, não é indicado que o sling seja usado rotineiramente para dormir, principalmente para bebês menores de 4 meses. Isso porque ele pode ficar em posições de risco para sufocamento ou asfixia. Use seu sling sempre com cuidado e responsabilidade!

Confira os detalhes da nova coleção de roupinhas infantis da MOOUI. São muitas peças coloridas e super divertidas!

Gostou das Nossas Dicas e Informações Sobre o Wrap Sling?

Esperamos que esse post tenha te ajudado a aprender como usar e abusar do wrap sling. Temos certeza que logo, logo, você estará buscando novas amarrações, posições e aventuras com seu bebê!

Aproveite que você terminou essa leitura e confira também os posts:

Como Vestir o Bebê de Acordo Com o Clima

Quarto De Bebê: Como Utilizar Papel De Parede Na Decoração

Achamos que você vai adorar!

Outros Posts

3 Comments

  • 5 anos ago

    Quais as medidas que o pano precisa de ter?

    • 5 anos ago

      Olá, aproximadamente 40 x 45 cm.

      • Andreia
        4 anos ago

        4 m x 45 cm? É isso?

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published