BLW: O Que é, Benefícios e Como Fazer?

BLW: O Que é, Benefícios e Como Fazer?

Os seis meses de vida do bebê marcam uma fase extremamente importante em seu desenvolvimento: a alimentação complementar. Mas e se te contarmos que alimentar um bebê dessa idade vai muito além da papinha?

Nesse post vamos te apresentar o Baby-Led Weaning (BLW) ou Método BLW e mostrar como você pode aplicá-lo na introdução alimentar do seu filho, além de todos os benefícios que ele propicia para o desenvolvimento do bebê.

O Que É o Método BLW de Introdução Alimentar?

o-que-e-blw

O baby-led weaning é uma abordagem da alimentação infantil no qual o bebê comerá sozinho a mesma comida da família quanto quiser, o que quiser e se quiser.

O nome foi cunhado pela inglesa Gill Rapley em seu livro Baby-Led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food. Nele, ela descreve o que muitas famílias já praticam sem saber: uma alimentação conduzida pela criança, de acordo com suas habilidades e necessidades. 

Se fossemos traduzir, seria exatamente essa expressão que daria o tom do modelo: Alimentação Conduzida Pelo Bebê.

Como Funciona o Método BLW?

como-funciona-o-blw

No BLW, o bebê come usando as próprias habilidades motoras, sob supervisão de um adulto: no começo, usando as mãos e, conforme adquire mais coordenação e interesse, talheres. 

A comida não é amassada ou triturada para que o bebê engula. 

Desde o primeiro dia, são oferecidos alimentos em sua constituição ou receita original. Não há papinhas, colheradas na boca nem quantidades mínimas. O que se adapta são os formatos e os temperos (quanto mais natural, melhor).

É mais simples do que parece:

Bebês pequenos, entre 6 e 9 meses, conseguem agarrar coisas, então nessa fase, os alimentos são ofertados em pedaços mais ou menos do tamanho do punho dos bebês, como frutas fatiadas, tiras de carne e legumes cozidos. 

Vale começar por qualquer grupo alimentar!

Bebês maiores, que já fazem o movimento de pinça, por volta dos 9 meses, já passam por todo tipo de refeição porque conseguem manipular pequenos pedaços. É a hora ideal do feijão, arroz, carne moída ou desfiada, frutas menores partidas ao meio e por aí vai. 

Confira mais detalhes do Método BLW para 6 meses em diante (no caso de bebês nascidos após as 37 semanas de gestação).

6 a 9 Meses

  • Habilidade predominante: agarrar com toda a mão;
  • Apresentação dos alimentos: pedaços do tamanho do punho do bebê (ou do tamanho de 1 dedo), em tira ou em palitos;
  • Sugestões de alimentos: banana com parte da casca, fatias de pera madura, omelete em tiras, carne de panela, legumes cozidos, palitos de cenoura cozida.

A Partir dos 9 Meses (Ou do Movimento de Pinça)

  • Habilidade predominante: pegar pedacinhos, fazendo pinça com polegar e indicador;
  • Apresentação dos alimentos: alimentos picadinhos, desfiados, grãos e leguminosas cozidos, alimentos ovais partidos ao meio em longitudinal;
  • Sugestões de alimentos: carne moída, frango desfiado, arroz temperado, feijão, tomate cereja ou uvas partidas ao meio.

Quem Criou o Método BLW?

O BLW foi idealizado pela britânica Gill Rapley. Enfermeira-parteira, ela trabalhou durante mais de 20 anos com crianças e fez um mestrado sobre alimentação infantil. A partir desses estudos e conhecimentos, ela publicou um livro e apresentou ao mundo seu novo e revolucionário método.

Quando Foi Criado o Método BLW?

O método BLW foi criado em meados dos anos 2000 e a partir da publicação do livro “Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food” (em tradução livre, “Desmame Guiado pelo Bebê: Ajudando seu Bebê a Amar Comida Boa”), em 2008, começou a se popularizar no Reino Unido e no mundo todo.

Quais São os Princípios do Método BLW?

principios-do-metodo-blw

Existem alguns princípios importantes para a aplicação do Método BLW na alimentação complementar do bebê:

  • Para começar o método BLW, o bebê deve dar os devidos sinais de que pode iniciar a introdução alimentar (sustenta cabeça e tronco, consegue sentar sem apoio, segura objetos com as mãos, reduziu ou eliminou o reflexo de protrusão, faz movimentos voluntários com a língua e com a boca);
  • O bebê deve estar sentado com as costas eretas ao comer;
  • Um adulto obrigatoriamente deve supervisionar o bebê enquanto come;
  • O bebê nunca deve ser deixado sozinho com a comida;
  • O tamanho da comida deve ser igual ao punho do bebê e se sobressair para fora dele (quando o bebê estiver segurando o alimento);
  • A comida deve ser macia o suficiente para amassar com a língua no céu da boca (os pais podem experimentar para conferir isso);
  • A comida também deve ser grande o suficiente para que não se parta em pedaços pequenos, representando risco de sufocamento;
  • Somente o bebê deve colocar comida em sua boca em seu próprio ritmo.

Quais os Benefícios do Método BLW?

O método BLW é uma abordagem com muitos benefícios para o bebê. Ele come exatamente o que precisa, ou seja, continua fazendo a autorregulação em sintonia com seus sinais de fome e saciedade, assim como durante a amamentação. 

A longo prazo, isso é importantíssimo para a prevenção da obesidade.

Como pode explorar os alimentos com liberdade, o bebê pode extrair diversos aprendizados sensoriais e motores: sentir a textura macia de uma fruta, perceber como um legume cozido pode ser firme por fora e desmanchar na boca, perceber diferentes cores e aromas a depender da preparação, identificar os alimentos em sua essência, treinar força, pressão, coordenar o que vê, como pegar, como manter isso na boca.

É um universo todo em suas mãos. Além disso, pelo BLW o bebê pode treinar a mastigação desde o início da introdução alimentar. E, por fim, o ato de comer em família auxilia na aquisição de linguagem e imitação-aprendizado de modelos sócio-culturais.

O Que Esperar do Método BLW?

No Método BLW rola exploração, rola descoberta, rola sujeira (vão rolar fotos ótimas)! Mas rola muita satisfação e um bebê em conexão consigo.

O olhar terno, paciente e positivo para essa relação são os pilares para administrar a expectativa dos pais, afinal, para o bebê, tudo está indo bem desde o começo, pois cada etapa é parte do processo de se alimentar!

Quais as Vantagens do Método BLW?

Em comparação ao método tradicional de introdução alimentar, o método BLW tem várias vantagens:

  • Maior autonomia para o bebê;
  • Melhor aceitação dos alimentos ;
  • Consumo de uma maior variedade de alimentos;
  • Formação de um hábito alimentar mais saudável;
  • Menor risco futuro de obesidade;
  • Mais contato com os alimentos.

Como e Quando Começar a Introduzir o Método BLW?

Vale ressaltar que essas dicas valem para bebês em desenvolvimento padrão, nascidos a termo.

Aguarde os 6 meses e que o bebê consiga se sentar sozinho sem apoio. Pense no cardápio de forma que contenha alimentos que o bebê possa manusear na sua idade. Sente o bebê com vocês desde o primeiro dia, na refeição que desejar. Ofereça o alimento para ele: deixe ao seu alcance para que ele pegue e explore sozinho. 

Leia sobre “gag reflex e engasgo”. Amamente em livre demanda ou mantenha a oferta da fórmula conforme prescrição. O aleitamento, materno ou artificial, continua responsável pela maior parte da nutrição do bebê até o primeiro ano, tempo suficiente para que a maioria dos bebês já tenha compreendido o ato de comer e comece a ingestão de um volume maior.

Como Fazer o Método BLW?

O método BLW vai além do preparo dos alimentos: ele também pressupõe que a criança participe das refeições familiares e seja colocada à mesa para estimulá-la a comer. 

Disponibilize alimentos (saudáveis) adequados à idade, em porções e formatos que a criança pode pegar e levar à boca sem ajuda. 

Não pressione o bebê para comer, deixe que ele brinque com os alimentos, explore o que for necessário. Deixe que ele com sua autonomia defina quando e quanto vai comer. 

Paciência e cuidado são indispensáveis!

E sabe o que pode ajudar? Preparar uma mesa bem divertida com os produtos de mesa posta da MOOUI, incluindo os pratos esmaltados e estampados com ilustrações exclusivas. 

Qual É a Fruta Ideal BLW?

fruta-ideal-para-o-blw

Não existe somente uma fruta ideal para BLW, mas várias que você pode incluir na alimentação do bebê. Aqui vão algumas sugestões:

  • Banana inteira (retirar a casca até o meio);
  • Manga fatiada em tiras;
  • Pera fatiada em tiras;
  • Laranja (sem a pele dos gomos);
  • Melão fatiado em tiras.

Como Cortar as Frutas No BLW?

Para cortar as frutas no BLW, o formato de tiras ou “palito” é um dos melhores porque facilita que o bebê pegue do recipiente. Lembre-se de ter como referência o tamanho do punho do bebê, que indica a quantidade que ele conseguirá segurar.

Dicas de Segurança do Método BLW

O BLW é seguro. O bebê deve estar sentado, assistido e levar comida no formato adequado para a boca. Isso quer dizer que alimentos rígidos como sementes devem ser evitados. 

Alimentos pequenos e ovais, como uvas e tomatinhos, devem ser cortados ao meio, no comprido. 

O engasgo é um risco presente, mas também é com líquidos, sólidos ou papas e precisa de intervenção. Mas, se ele fizer um gag reflex, uma ânsia (que parece com engasgo mas é bem sonoro) não se apavore: é um reflexo de proteção comum, esperado, dura poucos segundos e expele o alimento; a gente só não o percebe na colher com papinha porque o anulamos para que o bebê engula.

Gostou do Nosso Post Sobre o Método BLW?

O método BLW é realmente fascinante, não é?! Esperamos que com todas essas informações e dicas você consiga aplicá-lo na alimentação complementar do seu bebê. 

Aproveite também para conferir outros conteúdos perfeitos para você: Como Organizar Guarda-Roupa Infantil: Truques Infalíveis e Brinquedos Educativos, Como Ajudam No Aprendizado Do Bebê?.

Desejamos uma boa alimentação complementar com a ajuda do método BLW para seu bebê! <3

Outros Posts

2 Comments

  • Boa tarde!!
    Sou aluna do Curso de Nutrição!
    Vi essas postagens e fiquei bem interessada em fazer o meu Trabalho de Conclusão relacionado a esse método! Será que teria como me dar algumas dicas
    Desde já agradeço!

    • 5 anos ago

      Oi! Oba! Vou adorar compartilhar mais com você. Indico/indicamos o livro “Baby Led Weaning: desmame guiado pelo bebê” da Gill Rapley e fico à disposição caso queira me mandar um e-mail oficinablw@gmail.com

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published